Treinamento para internos de enfermagem sobre uso de equipamentos de proteção individual no contexto da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i76p10576-10585

Palavras-chave:

Treinamento por simulação, Enfermagem, Coronavírus

Resumo

Objetivo: relatar a experiência de treinamento do uso de equipamentos de proteção individual para internos da graduação de enfermagem em um laboratório de habilidades e simulação realística. Método: relato de experiência, desenvolvido no período de setembro de 2020 e março de 2021, com internos de enfermagem de universidade pública no Rio de Janeiro. Foram implementadas atividades voltadas a paramentação/desparamentação e higienização das mãos no contexto da pandemia Covid-19. Utilizou-se como estratégia pedagógica a demonstração, a realização in loco dos procedimentos e esclarecimentos de dúvidas. Resultados: Participaram 76 discentes, do 8º e 9º últimos períodos. Dividiu-se em: organização do espaço físico e logística para treinamento, execução das atividades, treinamentos e posterior avaliação. Conclusão: Evidenciou-se que é possível antever algumas situações nas quais alunos de enfermagem poderão estar sujeitos em seus campos de prática e dessa forma colaborar na redução de riscos a sua segurança e à segurança do paciente.

Biografia do Autor

Helena Ferraz Gomes

Doutora em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro, Brasil.

Vanessa Galdino de Paula

Doutora em Enfermagem e Biociências pelo Programa de Pós-Graduação da UNIRIO. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro, Brasil

Patrícia Britto Ribeiro de Jesus

Mestre em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Professora Assistente da Faculdade de Enfermagem na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro, Brasil.

Janeide de Moraes Caldas Andrade

Enfermeira. Pós-graduanda em Enfermagem Oncológica, Enfermagem Clínica e Estomaterapia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Enfermeira PROATEC no Laboratório de Simulação e Habilidades em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil.

Lorena Lima da Silva

Bolsista de Iniciação Científica no Laboratório de Habilidades e Simulação em Enfermagem. Acadêmica de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil.

Thayná Tavares Vasquez

 Estagiária Interna Complementar no Laboratório de Habilidades e Simulação em Enfermagem. Acadêmica de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil.

Referências

-Zhu N, Zhang D, Wang W, Li X, Yang B, Song J et al. China Novel Coronavirus I, Research T: A novel coronavirus from patients with pneumonia in China, 2019. N Engl J Med [serial on Internet] 2020 [citado 2021 out 13]; 382: 727–33. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31978945/

-Wu Z, McGoogan JM. Characteristics of and important lessons from the coronavirus disease 2019 (COVID-19) outbreak in China: Summary of a report of 72314 cases from the Chinese Center for Disease Control and Prevention. JAMA. [serial on Internet] 2020 [citado 2021 out 21] ;323(13):1239-1242. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2762130

-Brasil. Ministério da Saúde. Guia de Vigilância Epidemiológica: Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional pela Doença pelo Coronavírus 2019. Vigilância Integrada de Síndromes Respiratórias Agudas. Doença pelo Coronavírus 2019, Influenza e outros vírus respiratórios. MS, 37. [serial on Internet] 2020 [citado 2021 out 20] Disponível em https://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/07/GuiaDeVigiEpidemC19-v2.pdf.

-Chen Y, Liu Q, Guo D. Emerging coronaviruses: Genome structure, replication, and pathogenesis. J Med Virol. [serial on Internet] 2020 [citado 2021 nov 11]; 92(4), 418-23. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7167049/.

-Rafael RMR., Neto M, Carvalho MMB., David HMSL, Acioli S, Faria MG. A. Epidemiology, public policies and Covid-19 pandemics in Brazil: what can we expect? Rev Enferm UERJ [serial on Internet] 2020 [citado em 2021 nov 10]; 28, e49570. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/49570/33

-Varella TCMML, Carvalho E, Andrade KBS, Soares SSS, Pereira SRM, Farias SNP et al. Graduação em Enfermagem em Tempos da Covid-19: Reflexões sobre o Ensino Mediado por Tecnologia. EaD Em Foco [serial on Internet] 2021 [citado 2021 nov 09]; 10(3). Disponível em https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1194

-Lira ALBC, Adamy EK, Teixeira E, Silva FV. Nursing education: challenges and perspectives in times of the COVID-19 pandemic. Rev Bras Enferm. [serial on Internet] 2020 [citado 2021 out 05]; 73(Suppl 2):e20200683. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0683

-Savi D, Vendruscolo GC, Celuppi IC, Souza JB, Schopf K, Maestri E. Pandemia COVID-2019: formação e atuação da Enfermagem para o Sistema Único de Saúde. Enferm. Foco [serial on Internet] 2020 [citado 2021 out 14]; 11 (1) Especial: 40-47. Disponível em https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n1.ESP.3956

-Oliveira HC, Souza LC, Leite TC, Campos JF. Personal Protective Equipment in the coronavirus pandemic: training with Rapid Cycle Deliberate Practice. Rev Bras Enferm. [serial on Internet]. 2020 [citado 2021 out 18];73(Suppl 2):e20200303. Disponível em: doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0303

- Santos KB, Püschel VAA, Luiz FS, Leite ICG, Cavalcante RB, Carbogim FC. Treinamento por simulação para admissão hospitalar de pacientes com COVID-19: avaliação de profissionais de enfermagem. Texto Contexto Enferm [serial on Internet]. 2021 [citado 2021 out 14]; 30:e20200569. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2020-0569

- Freire RP et al. O currículo integrado da faculdade de enfermagem UERJ: uma reflexão sobre a formação de recursos humanos para o SUS. Revista Brasileira de Enfermagem [online]. 2003, v. 56, n. 4, pp. 381-384. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/fWJDwkWC4yn8BvfxqjgXkNN/?lang=pt#

-Trino RAR. Da reforma curricular à construção de uma nova práxis pedagógica: a experiência da construção coletiva de um currículo integrado [dissertação de Mestrado em Tecnologia Educacional em Saúde]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; 1997.

- Brasil. Ministério da Educação. Guia de Implementação de Protocolos de Retorno das Atividades Presenciais na Atenção Básica. Brasília: MEC, 2021. Disponível em https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/GuiaderetornodasAtividadesPresenciaisnaEducaoBsica.pdf

-Prefeitura do Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Saúde. Protocolo Orientador: Enfrentamento da Covid-19 nas Escolas Públicas e Conveniadas da Educação Básica de Ensino. Rio de Janeiro: SES, 2021. Disponível em http://www.rio.rj.gov.br/documents/73801/22a4869e-8490-4dc7-9a21-3faa220850f3

-International Labor Office. Safe return to work: Guide for employers on COVID-19 prevention. Geneva. Maio 2020. Disponível em https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---ed_dialogue/---act_emp/documents/publication/wcms_744033.pdf

-Nascimento, 5. A., Gaspar, C. L. 1., Rodrigues, V. V., Zanella, J. G., Olivares, J. 5., Santos, D. B. C. Estágio supervisionado e pandemia da covid-19: experiência de estudantes de enfermagem em unidade de terapia intensiva. Saúde Coletiva 2021; (11) N.69. Disponível em http://www.revistas.mpmcomunicacao.com.br/index.php/saudecoletiva/article/view/1910/2313

Downloads

Publicado

2022-05-20

Como Citar

Ferraz Gomes, H. ., Galdino de Paula, V., Ribeiro de Jesus, P. B., de Moraes Caldas Andrade, J., Lima da Silva, L., & Tavares Vasquez, T. (2022). Treinamento para internos de enfermagem sobre uso de equipamentos de proteção individual no contexto da COVID-19. Saúde Coletiva (Barueri), 12(76), 10576–10585. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i76p10576-10585

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos