Intervenção educativa para idosos hipertensos: um relato de experiência

Autores

  • Jocenara Firme de Moura Santos Martins
  • Jéssika Roberta Firme de Moura Santos
  • Lí­via de Araújo Rocha
  • Maurilo de Sousa Franco
  • Luana da Silva Amorim
  • Luisa Helena de Oliveira Lima

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i67p6667-6676

Palavras-chave:

Hipertensão Arterial, Atenção Primária í  Saúde, Educação em Saúde, Promoção da Saúde, Idosos

Resumo

OBJETIVO: Descrever a experiência de intervenção educativa em saúde para controle da Hipertensão Arterial (HAS) em idosos. MÉTODOS: Estudo descritivo, tipo relato de experiência, de ações de intervenção educativas desenvolvidas com um grupo de idosos hipertensos, entre março a julho de 2019 em uma UBS no municí­pio de Paulistana – PI. RESULTADOS: Foram realizados 8 encontros: três palestras sobre hábitos alimentares saudáveis no controle dos ní­veis pressóricos; três atendimentos nutricionais com os seus respectivos acompanhamentos e retornos e duas oficinas educativas. Houve prevalência do sexo feminino, de baixa escolaridade, baixa renda e casadas. As estratégias de educação em saúde e nutricional contí­nuas e participativas, com referência í  realidade da população atendida é primordial para a mudança de comportamento alimentar e do estilo de vida. CONCLUSíO: Constata-se, a necessidade de atividades educacionais contí­nuas com foco na promoção da saúde de idosos hipertensos, uma vez que estas, podem consequentemente manter ní­veis pressóricos adequados.

Biografia do Autor

Jocenara Firme de Moura Santos Martins

Nutricionista. Especialista em Nutrição Clí­nica e Saúde da Famí­lia e Comunidade pela Universidade Federal do Piauí­/UFPI. Paulistana (PI), Brasil.

Jéssika Roberta Firme de Moura Santos

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Piauí­/UFPI. Picos (PI), Brasil.

Lí­via de Araújo Rocha

Nutricionista. Mestre em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Piauí­/UFPI. Picos (PI), Brasil.

Maurilo de Sousa Franco

Enfermeiro pela Universidade Federal do Piauí­/UFPI. Picos (PI), Brasil.

Luana da Silva Amorim

Acadêmica de Nutrição. Universidade Federal do Piauí­/UFPI. Picos (PI), Brasil.

Luisa Helena de Oliveira Lima

Doutora em Enfermagem. Professora Associada II da Universidade Federal do Piauí­/CSHNB e do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Saúde. Lí­der do Grupo de Pesquisa Inovação e Tecnologia no Ensino e no Cuidado em Saúde (ITECS)/ UFPI/CNPq. Picos (PI), Brasil.

Publicado

2021-08-02

Como Citar

Firme de Moura Santos Martins, J. ., Firme de Moura Santos, J. R. ., de Araújo Rocha, L., de Sousa Franco, M., da Silva Amorim, L., & de Oliveira Lima, L. H. . (2021). Intervenção educativa para idosos hipertensos: um relato de experiência. Saúde Coletiva (Barueri), 11(67), 6667–6676. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i67p6667-6676

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos