Percepção de acadêmicos, docentes e preceptores sobre o gerenciamento em enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i76p10336-10351

Palavras-chave:

Gestão em Saúde, Enfermagem em Saúde Pública, Supervisão de Enfermagem

Resumo

Objetivo: analisar a percepção de acadêmicos, docentes e preceptores sobre o gerenciamento de enfermagem. Método: pesquisa descritiva de natureza qualitativa, realizada entre os meses de agosto e setembro de 2018, com acadêmicos, docentes e preceptores de um curso de graduação em enfermagem em uma instituição privada na região nordeste do Brasil. Resultados: do total de 29 participantes, 25 eram acadêmicos, 2 docentes e 2 preceptores, a maioria era do sexo feminino. Entre os 25 acadêmicos que participaram 11 eram trabalhadores formais e/ou autônomos, sendo 5 profissionais da área da saúde (técnicos de enfermagem e/ou agente comunitários de saúde). Discussão: O estudo aponta uma dissintonia entre assistência e gerência, bem como, sobre a percepção do papel de líder e gerente/gestor do enfermeiro. Conclusão: Considerando a formação do enfermeiro generalista, se faz necessário dirimir as lacunas existentes no ensino relacionadas a atuação desses profissionais na gestão da saúde e dos serviços, para que possam contribuir na qualificação do serviço e na assistência de enfermagem.

Biografia do Autor

Joalison Pereira de Araújo

Enfermeiro. Centro Universitário Uninassau - João Pessoa – PB. Pós-graduando em Enfermagem em Cuidados Intensivos: Terapia Intensiva, Urgência e Emergência. Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ. Enfermeiro UTI - Móvel na Maternidade Frei Damião – João Pessoa – PB

Severino Marcos Catrum do Nascimento

Graduado do curso de bacharelado em Enfermagem pelo Centro Universitário Uninassau - João Pessoa – PB.

Perla Figueredo Carreiro Soares

Enfermeira. Mestre em Neurociência. Chefe de Núcleo dos Serviços Diagnósticos na SES/PB.

Kirlene Scheyla Viana Chianca

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação – UFPB.

Leidyanny Barbosa de Medeiros

Enfermeira. Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem - UFPB.

Séfora Luana Evangelista de Andrade

Enfermeira. Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem - UFPB.

Referências

Gontijo T L, Cavalcante RB, Duarte AGDS, Lima PKM. Funções administrativas na gestão local da Atenção Básica em Saúde. Rev. enferm. UFPE. 2017; 11(12): 4980-4988.

BRASIL. Ministério da Saúde. Norma operacional básica do SUS: NOB-SUS 01/96, nov. 1996.

Berghetti L, Franciscatto LHG, Getelina CO. Formação do enfermeiro acerca do gerenciamento: entraves e perspectivas. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro. 2019; 9.

Ferreira VHS, Teixeira VM, Giacomini MA, Alves LR, Gleriano JS, Chaves LDP. Contribuições e desafios do gerenciamento de enfermagem hospitalar: evidências científicas. Revista Gaúcha de Enfermagem. 2019; 40.

Santos PR, Silva SV, Rigo DDF H, Oliveira JLC, Tonini NS, Nicola AL. Ensino do gerenciamento e suas implicações à formação do enfermeiro: perspectivas de docentes/Management teaching and its implications to nurses formation: a professors perspectives. Ciência, Cuidado e Saúde. 2017; 16(1).

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução CNS/CES 573. Diário Oficial da União. 2018; 213 (1): 38.

Santos JLGD, Souza CSBND, Tourinho FSV, Sebold LF, Kempfer SS, Linch GFDC. Estratégias didáticas no processo de ensino-aprendizagem de gestão em enfermagem. Texto & Contexto-Enfermagem. 2018; 27(2).

Oliveira MC; Ponte VMR; Barbosa JVB. Metodologias de pesquisa adotadas nos estudos sobre Balanced Scorecard. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC. 2006.

Laurence B. Análise de Conteúdo. Revista Eletrônica de Educação. Edições 70/ALMEIDINA BRASIL. São Paulo. 2012; v 6 (1).

de Almeida ACPF, Quintas HL, Gonçalves TIC. Estudantes não-tradicionais no ensino superior: barreiras à aprendizagem e na inserção profissional. Laplage em Revista. 2016; 2(1): 97-111.

Bordin V, de Almeida MDL, Zilly A, Justino ET, da Silva NDV, Faller JW. Liderança em enfermagem na perspectiva de enfermeiros assistenciais de um hospital público da tríplice fronteira. Revista de Administração em Saúde. 2018; 18(71). 9

Santos JLGD, Souza CSBND, Tourinho FSV, Sebold LF, Kempfer SS. Linch GFDC. Estratégias didáticas no processo de ensino-aprendizagem de gestão em enfermagem. Texto & Contexto-Enfermagem. 2018; 27(2).

de Quadros JS, Colomé JS. Metodologias de Ensino-aprendizagem na Formação do Enfermeiro. Revista Baiana de Enfermagem. 2016; 30(2).‎

Mattia BJ, Kleba ME, Prado ML. Nursing training and professional practice: an integrative review of literature. Revista Brasileira de Enfermagem. 2018; 71(4):2039-2049.

Silva VLDS, Camelo SHH, Soares MI, Resck ZMR, Chaves LDP, Santos, FCD, Leal LA. Práticas de liderança em enfermagem hospitalar: uma self de enfermeiros gestores. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2017; 51.

de Oliveira Araujo M, dos Santos SN, Mascarenhas NB, Freitas TOB. Percepção de estudantes de Enfermagem sobre os sentidos e significados do trabalho gerencial do enfermeiro. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde/Brazilian Journal of Health Research. 2020; 22(1): 35-42.

Rigobello JL, Bernardes A, Moura AAD, Zanetti ACB, Spiri WC, Gabriel CS. Estágio Curricular Supervisionado e o desenvolvimento das competências gerenciais: a visão de egressos, graduandos e docentes. Escola Anna Nery. 2018; 22 anos.

Filho JCS, Silva INN, Oliveira JAL, Barbosa MS, Azevedo JEC, Galvão MESM. O papel do enfermeiro na gestão de qualidade: revisão de literatura. Saúde Coletiva (Barueri). 2019; 9(48): 1383-86.

Downloads

Publicado

2022-05-27

Como Citar

Pereira de Araújo, J. ., Catrum do Nascimento, S. M. ., Figueredo Carreiro Soares, P. ., Viana Chianca, K. S. ., Barbosa de Medeiros, L. ., & Evangelista de Andrade, S. L. . (2022). Percepção de acadêmicos, docentes e preceptores sobre o gerenciamento em enfermagem. Saúde Coletiva (Barueri), 12(76), 10336–10351. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i76p10336-10351

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos