Práticas de educação em saúde para promoção da qualidade de vida de mulheres climatéricas

Autores

  • Débora Baraibar
  • Lí­via Pereira Ferreira
  • Morgana Carollo Fernandes Fernandes
  • Amanda Pereira Ferreira Dellanhese

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i56p3176-3185

Palavras-chave:

Climatério, Educação em saúde, Qualidade de Vida

Resumo

Objetivo: Identificar práticas de educação em saúde para promoção da qualidade de vida de mulheres climatéricas. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A coleta de dados ocorreu em outubro de 2018 nas bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE, IBECS e CUMED. Os descritores da Biblioteca Virtual da Saúde utilizados foram: Climatério; Educação em Saúde; Qualidade de vida. Foram utilizados. Recorte temporal 2008 a 2018. Resultados: As práticas de educação em saúde encontradas foram: orientações durante a consulta de enfermagem, grupos de autoajuda para que essas mulheres encontrem espaços para discutir coletivamente suas necessidades individuais e coletivas. Todas as práticas apontadas são de aplicabilidade na atenção primária í  saúde. Conclusões: A educação em saúde, em suas diversas práticas, é um instrumento de promoção í  qualidade de vida no perí­odo climatérico. Evidenciou-se que mulheres submetidas í s práticas educativas têm impacto positivo na sua qualidade de vida.

Biografia do Autor

Débora Baraibar

Graduação Enfermagem Pelo Centro Universitário Ritter dos Reis – UniRitter. Residente em Vigilância em Saúde da Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente, como Enfermeira Residente, atua no Centro de Operações de Emergência (COE) COVID-19. Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde - Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul.

Lí­via Pereira Ferreira

Nutricionista. Pós-graduanda em Nutrição Clí­nica e Nutrição Materno Infantil pela Estácio de Sá.

Morgana Carollo Fernandes Fernandes

Enfermeira. Pós-Doutoranda em Saúde da Criança pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), bolsista pela University of Toronto (UofT). Professora Colaboradora da Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e Pesquisadora Associada do Programa de Extensão e Pesquisa em Saúde Urbana, Ambiente e Desigualdades da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Amanda Pereira Ferreira Dellanhese

Enfermeira. Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente Colaboradora da Residência Integrada Multiprofissional em SauÌde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado

2020-09-29

Como Citar

Baraibar , D. ., Pereira Ferreira , L. ., Fernandes, M. C. F., & Pereira Ferreira Dellanhese , A. . (2020). Práticas de educação em saúde para promoção da qualidade de vida de mulheres climatéricas. Saúde Coletiva (Barueri), 10(56), 3176–3185. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i56p3176-3185

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos