Práticas de educação em saúde para promoção da qualidade de vida de mulheres climatéricas
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i56p3176-3185Palavras-chave:
Climatério, Educação em saúde, Qualidade de VidaResumo
Objetivo: Identificar práticas de educação em saúde para promoção da qualidade de vida de mulheres climatéricas. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A coleta de dados ocorreu em outubro de 2018 nas bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE, IBECS e CUMED. Os descritores da Biblioteca Virtual da Saúde utilizados foram: Climatério; Educação em Saúde; Qualidade de vida. Foram utilizados. Recorte temporal 2008 a 2018. Resultados: As práticas de educação em saúde encontradas foram: orientações durante a consulta de enfermagem, grupos de autoajuda para que essas mulheres encontrem espaços para discutir coletivamente suas necessidades individuais e coletivas. Todas as práticas apontadas são de aplicabilidade na atenção primária í saúde. Conclusões: A educação em saúde, em suas diversas práticas, é um instrumento de promoção í qualidade de vida no período climatérico. Evidenciou-se que mulheres submetidas í s práticas educativas têm impacto positivo na sua qualidade de vida.