Construção e avaliação do jogo educativo sobre registro de enfermagem (JERE): estudo metodológico
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i51p2041-2047Palavras-chave:
Enfermagem, Processos de Enfermagem, Tecnologia EducacionalResumo
Objetivo: Construir e avaliar um jogo educativo direcionado ao ensino-aprendizagem do registro de enfermagem sob a ótica do processo de enfermagem com sistemas de linguagens padronizadas. Método: O jogo foi construído a partir de um estudo metodológico com a participação de especialistas em processo de enfermagem e auxílio de designer. A avaliação quanto ao objetivo, organização, estilo de escrita, motivação e aparência foi realizada por 14 juízes através de um questionário validado no Brasil. Os dados foram organizados. Para verificar a concordância entre os juízes foi utilizado o índice de validação de conteúdo. Resultados: O jogo de tabuleiro contém 80 cartas com perguntas e respostas sobre histórico de enfermagem, diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem. Foi considerado totalmente adequado ou adequado quanto ao objetivo, organização, estilo de escrita, motivação e aparência com 259 (71,2%) de um total de 364 dos itens avaliados. Conclusão: O jogo educativo sobre registro de enfermagem é uma ferramenta de ensino-aprendizagem lúdica e motivadora que pode ser utilizada para o ensino-aprendizagem do registro de enfermagem.