Ações de humanização para prematuros desenvolvidas no Brasil

Autores

  • Daniela Ester Kunzler
  • Bruna dos Santos
  • Cláudia Rodrigues de Oliveira
  • Amanda Pereira Ferreira Dellanhese

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i68p7203-7216

Palavras-chave:

Enfermagem, Prematuro, Humanização

Resumo

OBJETIVO: Identificar ações de humanização no cuidado do prematuro. MÉTODO: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, de agosto a dezembro de 2019. As bases de dados foram: BDENF, LILACS, INDEX PSICOLOGIA E COLECIONA SUS, a partir dos descritores método canguru, RN prematuro e humanização. Foram incluí­dos estudos publicados entre 2014 e 2018, em português, com o Brasil de paí­s de origem e artigos completos. RESULTADOS: Identificou-se a importância do cuidado humanizado com o RN e seus pais, podendo assim minimizar danos futuros e proporcionar experiências menos dolorosas, tendo em vista que as famí­lias expressam sentimentos como tristeza, angústia, culpa e medo durante a internação de seus filhos. CONCLUSíO: Compreende-se que é essencial que o profissional da área da saúde favoreça os laços afetivos entre a famí­lia, empoderando mães e pais aos cuidados do prematuro e, futuramente, melhorando a qualidade de vida dessas famí­lias.

Biografia do Autor

Daniela Ester Kunzler

Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter; Enfermeira no Hospital da Restinga Extremo Sul.

Bruna dos Santos

Bacharel em Biomedicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Residente na Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da UFRGS.

Cláudia Rodrigues de Oliveira

Enfermeira Sanitarista da Clí­nica da Famí­lia Campo da Tuca, da Atenção Primária a Saúde do Hospital Divina Providência, Porto Alegre-RS; Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter); Mestranda no Programa de Pós-Graduação de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Bacharelanda da Saúde Coletiva pela UFRGS.

Amanda Pereira Ferreira Dellanhese

Gerente da Clí­nica da Famí­lia Campo da Tuca da Atenção Primária í  Saúde do Hospital Divina Providência, Porto Alegre-RS. Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Docente Colaboradora da ResideÌ‚ncia Integrada Multiprofissional em SauÌde Coletiva da UFRGS.

Publicado

2021-10-04

Como Citar

Ester Kunzler, D. ., dos Santos, B. ., Rodrigues de Oliveira, C. ., & Pereira Ferreira Dellanhese, A. . (2021). Ações de humanização para prematuros desenvolvidas no Brasil. Saúde Coletiva (Barueri), 11(68), 7203–7216. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i68p7203-7216

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos