Fatores de risco para a depressão infantil

Autores

  • Jessica Mota dos Santos
  • Joice Fabrí­cio de Souza
  • Camila Lima Ribeiro
  • Joana D'arc Esmeraldo
  • Suiane Maria Mendes do Nascimento
  • Polyana Amorim Cruz Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i67p6839-6850

Palavras-chave:

Depressão, Criança, Fatores de risco

Resumo

Depressão é uma condição associada í  rebaixamento de humor, que tenha duração maior que duas semanas. Objetivo: Investigar através da literatura os fatores de risco que promovem o desenvolvimento de depressão em crianças. Método: Trata-se de uma Revisão Integrativa, realizada com 6 artigos, com os seguintes descritores: Depressão. Criança. Fatores de risco, articulado com o operador booleano AND, na LILACS, com corte temporal dos últimos cinco anos. Resultados: Os principais conteúdos abordados estão relacionados aos sintomas da depressão infantil e aos fatores causais da doença. À vista disso, identificou-se duas categorias baseadas nesses conteúdos, assim organizadas: Depressão na infância e os fatores e Ambientes que predispõem seu desenvolvimento e Sintomatologia habitual em crianças com transtorno depressivo. Conclusão: Apesar da quantidade limitada de artigos encontrados na literatura, a pesquisa conseguiu alcançar o propósito almejado, proporcionando uma discussão acerca dos fatores de riscos e dos sintomas da depressão no público infantil.

Biografia do Autor

Jessica Mota dos Santos

Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte - Graduanda em Enfermagem.

Joice Fabrí­cio de Souza

Universidade de Fortaleza - Mestranda em Saúde Coletiva – PPGSC/UNIFOR. Bolsista pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientí­fico e Tecnológico- FUNCAP. Integrante do Laboratório de Psicopatologia e Clí­nica Humanista Fenomenológica- APHETO, do Núcleo de Fenomenologia e Saúde – NUFES e do Grupo de Pesquisa Clí­nica, Cuidado e Gestão em Saúde – GPCLIN/URCA.

Camila Lima Ribeiro

Universidade de Fortaleza. Mestranda em Saúde Coletiva- PPGSC/UNIFOR. Especialista em Ginecologia e Obstetrí­cia – UNIQ; Especializanda em Enfermagem Forense – Unyleya.

Joana D'arc Esmeraldo

Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente (UECE), Especialista em Polí­tica e Planejamento Educacional (URCA), Psicóloga (UNILEíO), Graduação em Ciências Biológicas (URCA), Docente dos cursos de Enfermagem, Medicina e Psicologia da Faculdade de Medicina Estácio/FMJ, Coordenadora do Núcleo de Apoio ao Estudante de Medicina (NAEM) da Faculdade de Medicina Estácio/FMJ.

Suiane Maria Mendes do Nascimento

Enfermeira pela UniLeão. Especialista em UTI neonatal e UTI pediátrica, Capacitada em inserção de cateter PICC pelo Instituto AMA em SP. Especialista em saúde pública e da famí­lia. Mestrando em Cuidados Intensivos pelo IMBES. Preceptora de estágios da Faculdade de Medicina Estácio de Sá do Juazeiro do Norte.

Polyana Amorim Cruz Nascimento

Enfermeira Mestre em gestão em saúde pela universidade estadual do Ceará. Especialista em gestão da clí­nica e educação na saúde (Sí­rio Libanês), possui formação em saúde mental da infância e adolescência (Universidade Federal de Santa Catarina), Enfermeira efetiva do municí­pio de Mauriti e docente do curso de Medicina e enfermagem na Estácio FMJ. Possui formação em direito e saúde, Responsável pela criação e formulação do núcleo de conciliação nas defensorias públicas de Barbalha e Crato.

Publicado

2021-08-02

Como Citar

Mota dos Santos, J. ., Fabrí­cio de Souza, J. ., Lima Ribeiro, C. ., D’arc Esmeraldo, J., Mendes do Nascimento, S. M. ., & Amorim Cruz Nascimento, P. . (2021). Fatores de risco para a depressão infantil. Saúde Coletiva (Barueri), 11(67), 6839–6850. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i67p6839-6850

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos