Impacto da pandemia do COVID-19 sob o cuidado na atenção primária í  saúde: percepção de enfermeiros

Autores

  • Beatriz Vitória Souza Oliveira Faculdade Santa Maria
  • Raimunda Leite De Alencar Neta Faculdade Santa Maria
  • Ingridy Michely Gadelha do Nascimento Faculdade Santa Maria
  • Geane Silva Oliveira Faculdade Santa Maria
  • Renata Lí­via Silva Fonseca Moreira de Medeiros Faculdade Santa Maria
  • Ankilma Do Nascimento Andrade Feitosa Faculdade Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11iCOVIDp7057-7072

Palavras-chave:

Atenção Primária í  Sa´úde, COVID-19, Pandemia, Longitudinallidade, Enfermagem

Resumo

OBJETIVO: Descrever a percepção de enfermeiros sobre os efeitos da pandemia na Atenção Primária í  Saúde. MÉTODOS: Estudo qualitativo, realizado através de entrevistas, aplicado entre os 10 enfermeiros que compõem as estratégias de saúde da famí­lia de uma cidade do Alto Sertão Paraibano. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. RESULTADOS: Os resultados foram analisados em três fases, e organizados em cinco tópicos: Desempenho de atividades essenciais prejudicado; Integralidade do cuidado comprometida; Longitudinalidade do cuidado lesada; Impacto na saúde mental dos profissionais de saúde; e, Perspectivas para o futuro. CONCLUSíO: O impacto provocado pela pandemia atinge profissionais e usuários. No âmbito da saúde mental, os relatos expõem o aumento de casos de ansiedade, estresse e sintomas depressivos. Considerando a reorganização do serviço, com menor foco na prevenção de outras doenças, há apreensão sobre efeitos futuros, como diagnósticos tardios, aumento de comorbidades, entre outros agravos gerados í  longo prazo.

Biografia do Autor

Beatriz Vitória Souza Oliveira, Faculdade Santa Maria

Graduanda em Enfermagem pela Faculdade Santa Maria.

Raimunda Leite De Alencar Neta, Faculdade Santa Maria

Graduanda em Enfermagem pela Faculdade Santa Maria

Ingridy Michely Gadelha do Nascimento, Faculdade Santa Maria

Graduanda em Enfermagem pela Faculdade Santa Maria

Geane Silva Oliveira, Faculdade Santa Maria

Enfermeira. Mestre em Enfermagem, Cuidado e Saúde pela Universidade Federal da Paraí­ba, Docente da Faculdade Santa Maria.

Renata Lí­via Silva Fonseca Moreira de Medeiros, Faculdade Santa Maria

Enfermeira, Doutora em Pesquisa em Cirurgia pela Faculdade de Ciências médicas da Santa Casa de São Paulo, docente na Faculdade Santa Maria;

Ankilma Do Nascimento Andrade Feitosa, Faculdade Santa Maria

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC. Mestre e Licenciada em Enfermagem pela UFPB. Especialista em Auditoria em Serviços de Saúde e em Saúde da Familia pela UFPB. Especialista em Processos Educacionais na Saúde pelo Sí­rio Libanês. Docente na FSM.

Publicado

2021-09-02

Como Citar

Souza Oliveira, B. V., De Alencar Neta, R. L. ., Gadelha do Nascimento, I. M. ., Silva Oliveira, G. ., Silva Fonseca Moreira de Medeiros, R. L. ., & Do Nascimento Andrade Feitosa, A. (2021). Impacto da pandemia do COVID-19 sob o cuidado na atenção primária í  saúde: percepção de enfermeiros. Saúde Coletiva (Barueri), 11(COVID), 7057–7072. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11iCOVIDp7057-7072

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos