Saúde coletiva indí­gena e análises de depósitos tecnogênicos da comunidade Ikpeng: parque indí­gena do Xingu

Autores

  • Damiane Santos Cerqueira
  • Julio Cezar Rubin de Rubin
  • Marieli Basso Bolpato
  • Jefferson Carlos de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i62p5282-5293

Palavras-chave:

Gerenciamento de Resí­duos, Cultura Indí­gena, Saúde de Populações Indí­genas, Gestão Ambiental

Resumo

Objetivo: Caracterizar os depósitos tecnogênicos construí­dos na comunidade indí­gena Ikpeng, localizada no Parque Indí­gena do Xingu no nordeste Estado do Mato Grosso. Método: estudo transversal, quantitativo, descritivo e exploratorio realizado por meio de análises laboratoriais do solo em relação aos depósitos existentes quanto a caracterí­stica, natureza e dimensão. Resultados: Indicam que os dejetos são formados principalmente por resí­duos resultantes do estilo de vida da comunidade, destacando-se pilhas e embalagens. Nas análises microbiológicas do solo não foram evidenciadas presença de nematóides (parasitas) prejudiciais a saúde da população, porém, no que se refere a análise da microbiota de vida livre presente na superfí­cie do solo apresentou quantidade siginifivativamente desses organismos que podem levar a doenças infecto-contagiosas. As análises quí­micas mostraram que os nutrientes: potássio, fósforo e zinco estão acima da média em todas as amostras.Conclusão: A presença depósitos tecnogênicos no solo podem futuramente poluir e fragilizar a saúde da população indí­gena.

Biografia do Autor

Damiane Santos Cerqueira

Mestre em Ciências Ambientais e Saúde pela Pontifí­cia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, Brasil. Enfermeiro de Campo na área assistencial de atenção primária junto as populações indí­genas no Parque índigena do Xingu.

Julio Cezar Rubin de Rubin

Doutor em Geociências pela UNESP (Rio Claro). Professor na Pontifí­cia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, Brasil.

Marieli Basso Bolpato

Enfermeira e Fisioterapeuta. Doutora em Saúde Pública pela Universidad Americana; Doutora em Psicologia pela Pontifí­cia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, Brasil. Professora na Universidade Federal de Mato Grosso, MT, Brasil.

Jefferson Carlos de Oliveira

Enfermeiro, Mestre em Enfermagem pelo Centro Universitário São Camilo, Docente do Curso de Enfermagem e Pós-Graduação em Urgência e Emergência – Centro Universitário Anhanguera de São Paulo – Vila Mariana, São Paulo – SP.

Publicado

2021-03-01

Como Citar

Santos Cerqueira, D. ., Rubin de Rubin , J. C. ., Basso Bolpato, M. ., & Carlos de Oliveira, J. . (2021). Saúde coletiva indí­gena e análises de depósitos tecnogênicos da comunidade Ikpeng: parque indí­gena do Xingu. Saúde Coletiva (Barueri), 11(62), 5282–5293. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i62p5282-5293

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos