A humanização proposta ao idoso durante o atendimento
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i60p4748-4761Palavras-chave:
Humanização, Idoso, EnfermagemResumo
Objetivo: verificar qual a contribuição da literatura sobre paciente idoso e o atendimento humanizado, buscando responder í questão: qual a contribuição da literatura para a proposta da humanização ao idoso durante o atendimento? Método: Foram incluídos artigos publicados na íntegra entre 2008 e 2015, em língua portuguesa nas bases de dados Scielo, Bireme e Scopus. Foi utilizado o referencial metodológico de Bardin que permitiu organizar o estudo em três categorias diferentes. Resultados: As categorias obtidas através da literatura foram: a humanização como premissa no cuidado ao idoso; a equipe ou instituição como promotora/fornecedora da humanização para o idoso; a percepção do idoso acerca da humanização. Conclusão: A humanização é estratégia para um atendimento diferenciado, e está associado í um melhor nível de atendimento, sentimento de reconhecimento e respeito por tais atitudes.