A prática do aleitamento materno entre as trabalhadoras formais: revisão integrativa de literatura

Autores

  • Vanessa Martinhago Borges Fernandes
  • Evangelia Kotzias Atherino dos Santos
  • Marli Terezinha Stein Backes
  • Marina Ferreira Rea
  • Renara Guedes Araújo
  • Jessicamila dos Santos Pais Iglesias

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i58p4141-4052

Palavras-chave:

Aleitamento materno, Mulheres trabalhadoras, Legislação Trabalhista, Polí­ticas Públicas de Saúde, Organizações

Resumo

Objetivo: identificar a contribuição das pesquisas desenvolvidas, em âmbito nacional e internacional, acerca da prática do aleitamento materno entre trabalhadoras formais. Método: revisão Integrativa de Literatura, com 18 artigos cientí­ficos, coletados em seis fontes de dados: CINAHL, LILACS, BDENF, SciELO, Scopus e Medline/PubMed, publicados no perí­odo de 2010 a 2014, analisados através da Análise de Conteúdo do tipo categorial temática de Laurence Bardin, com auxí­lio do software Atlas.ti. Resultados: evidenciou-se duas categorias: tipos de apoio durante a manutenção da amamentação e ambiente de trabalho amigo da trabalhadora que amamenta. Conclusão: a produção cientí­fica nesta temática é escassa, porém, os estudos demonstram que apesar das dificuldades enfrentadas após o retorno ao trabalho da licença-maternidade, os resultados revelam que existe a possibilidade de conciliar trabalho com amamentação desde que haja uma rede de apoio bem estabelecida e um local de trabalho que apoia a amamentação além daquilo que é exigido pelas legislações.

Biografia do Autor

Vanessa Martinhago Borges Fernandes

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Docente da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Palhoça, SC, Brasil.

Evangelia Kotzias Atherino dos Santos

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Florianópolis, SC, Brasil.

Marli Terezinha Stein Backes

Enfermeira Obstétrica. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem no Curso de Graduação em Enfermagem, da Pós-Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação de Gestão do Cuidado em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Florianópolis, SC, Brasil.

Marina Ferreira Rea

Médica. Doutora em Medicina Preventiva pela USP. Pesquisadora-sênior (VI) do Instituto de Saúde -SES-SP - aposentada; membro da Coordenação Internacional da Rede IBFAN. São Paulo, SP, Brasil.

Renara Guedes Araújo

Nutricionista. Mestre em Saúde da Mulher e da Criança pelo Instituto Fernandes Figueira – Fundação Oswaldo Cruz. Consultora Técnica do Ministério da Saúde na Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno. Brasí­lia, DF, Brasil.

Jessicamila dos Santos Pais Iglesias

Enfermeira. Especialista em Saúde da Famí­lia pelo Programa de Residência Multiprofissional PMF/UDESC/PREMULTISF. Enfermeira do Núcleo Médico Clí­nico do Hospital SOS Cárdio. Florianópolis, SC, Brasil.

Publicado

2020-11-24

Como Citar

Martinhago Borges Fernandes, V. ., Kotzias Atherino dos Santos, E. ., Stein Backes, M. T. ., Ferreira Rea, M. ., Guedes Araújo, R. ., & dos Santos Pais Iglesias, J. . (2020). A prática do aleitamento materno entre as trabalhadoras formais: revisão integrativa de literatura. Saúde Coletiva (Barueri), 10(58), 4141–4052. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i58p4141-4052

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos