Feel cresce mais de 70% em um ano de operação

2021-10-18

Femtech brasileira, voltada para o mercado de bem-estar íntimo da mulher, vê seu volume de produção aumentar cinco vezes desde janeiro de 2021

A Feel, femtech pioneira no Brasil no desenvolvimento de produtos naturais e veganos focados no segmento de sexual wellness, é uma prova do potencial deste mercado no país e no mundo - que ainda carece de soluções pautadas nas expectativas e necessidades do público feminino. A empresa surgiu como sextech e, após mais de 300 entrevistas com mulheres, identificaram as dores reais femininas, por isso, mudaram para femtech para atender essas demandas.

A startup iniciou sua operação no último trimestre de 2020 e, em apenas um ano de atividade, soma um crescimento superior a 70%, com um volume de produção que aumentou cinco vezes desde janeiro deste ano. Em 2021, a Feel passou por sua primeira rodada de investimentos, através da plataforma de equity crowdfunding Wishe, alcançando uma captação de 550 mil reais, deste valor, 84% do financiamento foi feito por mulheres.

femtech também tem atraído a atenção de fundos de investimentos, um movimento inédito para o segmento. A Feel foi a primeira empresa brasileira voltada para o bem-estar sexual feminino a participar de programas de aceleração, integrando iniciativas como o Pulse, realizado em parceria pela B2Mamy, o Google for Startups e o GB Ventures, do Grupo Boticário. No programa da GB, a marca foi a primeira e única do segmento a ser selecionada, num total de mais de 130 empresas inscritas e 13 eleitas, dentro dos segmentos de Beautytech, Retailtech e Trendsetter.

De acordo com o instituto Research and Markets, apenas o setor de sexual wellness deve movimentar U﹩ 125,1 bilhões no mundo até 2026. "Mas, aqui no Brasil, a indústria ainda não despertou para a necessidade de desenvolver produtos testados e com qualidade comprovada para satisfazer as necessidades e exigências das mulheres", afirma Marina Ratton, idealizadora e CEO da Feel.

"Nesse sentido, a marca tem inovado, desenvolvendo soluções naturais e veganas, com matérias primas de alta qualidade, dermatologicamente e ginecologicamente testadas e que respeitam o pH da região íntima feminina. Produtos não só focados na intimidade, mas no ecossistema da mulher", ressalta Ratton.

COMUNIDADE REAL

Um dos diferenciais da Feel, é que a marca decidiu apostar na cocriação, formando uma comunidade de mulheres, antes mesmo de iniciar o desenvolvimento de sua linha, para embasar suas pesquisas e discutir temas relacionados à sexualidade. O início da comunidade se deu em 2020, com a formação de um grupo de pesquisa, com 1500 mulheres em diferentes fases da vida (jovens, puérperas, na menopausa), para entender como estava o cenário da sexualidade feminina no Brasil.

"Quando começamos as entrevistas, descobrimos que quase 80% das mulheres tinham dúvidas sobre masturbação e orgasmos, 60% não estavam satisfeitas com os produtos para sexualidade/intimidade disponíveis no mercado e um número altíssimo afirmava sentir desconforto durante a relação sexual", lembra Marina. "A partir dessas conversas, desenvolvemos nossas soluções e testamos com algumas mulheres que participaram das entrevistas", explica a CEO.

Desde então, a marca tem construído uma jornada íntima com qualidade, segurança e leveza. A comunidade da Feel, hoje, conta com mais de 10.000 mulheres, das mais diversas profissões e faixas etárias, divididas em vários grupos. Essa iniciativa tornou-se mais do que um espaço para cocriação de produtos e desenvolvimento de pesquisa, firmando-se como um espaço para ampliar as discussões sobre o que faz sentido quando se trata do ecossistema íntimo feminino.

RESPEITO NO CUIDADO ÍNTIMO

Com fórmulas exclusivas, a Feel desenvolve seus produtos pautada em inovações que potencializam o autocuidado e o prazer sem dor, livre de culpa e com liberdade para a mulher se autoconhecer. Entre os carros-chefes da marca, estão:

Lubrificante Hidratante Íntimo Feel - Gel lubrificante e hidratante íntimo com calêndula, aloe vera e vitamina E, promove um deslizamento longo e saudável, respeitando todas as necessidades da região íntima feminina. Ideal para fases sensíveis, quando o corpo precisa de mais cuidado e atenção, sua fórmula mantém o pH vaginal em equilíbrio, com textura natural, não oleosa e livre de alergênicos.

Óleo Feminino Multifuncional Relief & Feel - Mix exclusivos de óleo de coco e tea tree, feito especialmente para hidratar a pele da região pélvica. Ótima opção para o ritual de cuidados diários, pois pode ser usado no pós-depilação de virilha e demais áreas, previne foliculite, alivia assaduras e desconfortos que podem aparecer após a prática de alguns esportes. Testado dermatologicamente e clinicamente, o Óleo Feel foi aprovado para uso em peles sensíveis.

Atualmente, os produtos da Feel podem ser encontrados no site da marca (https://www.feellube.com.br/) e em marketplaces como Amaro ou Época Cosméticos, além de sexshops on-line selecionados especialmente selecionados pela equipe da Feel.

PAUTADA NO MARKETING

Filha de empreendedores e especialista em Marketing, a CEO da Feel, Marina Ratton, usou sua experiência em atendimento ao cliente, pesquisa de mercado e inovação para tirar do papel o projeto de criar uma marca nacional voltada para o desenvolvimento de produtos para o bem-estar íntimo e sexual da mulher.

Como o projeto nasceu durante a pandemia, a empresa começou dentro de casa, com Marina pesquisando nomes no Google para formar a comunidade Feel. "Confiança, autonomia e liberdade, sabemos que é isso que acontece quando saúde e bem-estar íntimo caminham conectados. E foi com isso em mente, que a Feel nasceu", ressalta Ratton.

Por: Jangada Consultoria de Comunicação / Foto Ilustrativa: Pexels