Trombose venosa relacionada ao câncer será discutido em Ciclo de Palestras e tira-dúvidas on-line

2022-02-02

Dra. Joyce Maria Annichino Bizzacchi, professora da Faculdade de Medicina e do Hemocentro da UNICAMP, abordará o assunto

O tromboembolismo venoso é a terceira maior causa de mortalidade e de complicações na população geral. Os pacientes oncológicos apresentam um risco muito elevado de trombose venosa, e em alguns tipos de cancer isso é mais evidente, como no cancer de pâncreas, estômago, pulmão, ovários, cérebro e linfomas.  

De acordo com a médica hematologista e professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UNICAMP, Joyce Maria Annichino Bizzacchi, estima-se que os diversos tipos de cânceres sejam responsáveis por cerca de 20 a 30% dos casos da doença. “Indivíduos com câncer têm um risco até sete vezes maior de tromboembolismo, que inclui tanto a trombose venosa profunda (TVP) quanto o tromboembolismo pulmonar (TEP), quando comparados à população em geral”, explica. 

A temática, de interesse da população, será discutida no ciclo de entrevistas e tira-dúvidas on-line, oferecido pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, todas as quintas-feiras, das 20h às 21h, no mês de fevereiro. A iniciativa conta com o apoio da farmacêutica Daiichi Sankyo, Hemocentro Unicamp e Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia. Pacientes, familiares e o público em geral poderão participar.

No primeiro encontro da série sobre Trombose Venosa, que acontecerá nesta quinta-feira (3), o cirurgião vascular e professor da Faculdade de Medicina Unilago de São José do Rio Preto, Sthefano Atique Gabriel, abordará o assunto, esclarecendo as dúvidas mais frequentes. A mediação entre o convidado e o público espectador será realizada pela professora Joyce. 

As palestras podem ser assistidas ao-vivo pelo Canal do Youtube: www.bit.ly/fcmunicamp

Programação: 

Trombose venosa 
Dia: 3/2 
Horário: 20h 

Câncer e Trombose venosa 
Dia: 10/2 
Horário: 20h 

Prevenção da Trombose venosa em pacientes com câncer 
Dia: 17/2 
Horário: 20h 

Prevenção da Trombose venosa em pacientes com câncer 
Dia: 24/2 
Horário: 20h 

Sobre a Faculdade Santa Marcelina    

Faculdade Santa Marcelina é uma instituição mantida pela Associação Santa Marcelina – ASM, fundada em 1º de janeiro de 1915 como entidade filantrópica. Desde o início, os princípios de orientação, formação e educação da juventude foram os alicerces do trabalho das Irmãs Marcelinas. Em São Paulo, as unidades de ensino superior iniciaram seus trabalhos nos bairros de Perdizes, em 1929, e Itaquera, em 1999. Para os estudantes é oferecida toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento intelectual e social, formando profissionais em cursos de Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu). Na unidade Perdizes os cursos oferecidos são: Música, Licenciatura em Música, Artes Visuais, Licenciatura em Artes Plásticas e Moda. Já na unidade Itaquera são oferecidas graduações em Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Estética e Cosmética.

Por: XCOM Agência de Comunicação Faculdade Santa Marcelina