Calvície: condição pode ser detectada precocemente por meio de análise do DNA

2021-12-17

Mapeamento genético identifica genes responsáveis pela desregulação hormonal que provoca queda de cabelo

A alopecia androgenética, popularmente conhecida como calvície, é a principal causa da perda de cabelo, principalmente em homens. A literatura científica mostra que algumas variantes genéticas comuns são fatores de risco para esta condição. O problema acontece por conta de uma desregulação dos hormônios androgênicos, influenciada por alguns genes que afinam os fios capilares progressivamente, até ocasionar a queda.

No caso dos homens com alopecia androgenética, no geral, a perda de cabelo se concentra nas entradas frontais e na parte do topo da cabeça. Já nas mulheres, o mais comum é que ocorra uma perda mais generalizada, que deixa todo o couro cabeludo mais aparente. Fato é que, tanto nos homens, quanto nas mulheres, quanto antes for feito o diagnóstico e mais cedo iniciar o tratamento, maiores as chances de frear o avanço da doença.

Neste ponto, o mapeamento genético feito pela Genera , o primeiro laboratório brasileiro especializado em testes de genômica pessoal, pode indicar quais as chances de uma pessoa desenvolver esse tipo de alopecia. Por meio de uma amostra de saliva, o teste faz a leitura de pontos específicos do DNA e aponta se cada indivíduo possui os marcadores genéticos que provocam a alteração hormonal responsável pela queda de cabelo.

"A genética não e não deve ser o único fator considerado quando falamos sobre quedas de cabelo. Mas, além da influência dos genes HDAC4 e HDAC9, sabemos também que os povos ameríndios, asiáticos e africanos possuem taxas de calvície menores que os europeus. Com o mapeamento genético, é possível determinar também a ancestralidade da pessoa e avaliar o quanto isso aumenta ou reduz as chances dela ter alopecia", explica Ricardo di Lazzaro Filho, médico e sócio-fundador da Genera.

Além da queda de cabelo, a alopecia androgenética pode ocasionar na perda de pêlos em outras partes do corpo, como nas sobrancelhas. Tanto a calvície quanto as falhas nas sobrancelhas, podem provocar sérios problemas de autoestima. "Os cabelos, muitas vezes, expressam nossas personalidades e acabam sendo uma moldura para o rosto, assim como a sobrancelha é para o olhar. Muitas pessoas que sofrem com a queda acabam investindo bastante dinheiro em implantes capilares depois de sofrer por muito tempo com a imagem refletida no espelho. O ideal é detectar o problema antes do início dos sintomas e iniciar o melhor tratamento. Os testes de genômica pessoal oferecem resultados muito personalizados, o que facilita também a personalização das terapias", finaliza Ricardo.

Além da propensão à calvície, a análise do DNA detecta a tendência para o desenvolvimento de doenças como diabetes tipo 2, osteoporose, trombofilia, câncer e Parkinson. Também é possível analisar os aspectos psicológicos, como predisposição para uma impulsividade exacerbada, habilidade em matemática e até determinar preferência por horários diurnos ou noturnos, além de descobrir a origem do DNA por pelo menos cinco gerações.

Sobre a Genera

Criada por Ricardo Di Lazzaro e André Chinchio, a Genera é o primeiro laboratório brasileiro especializado em genômica pessoal que realiza testes de ancestralidade, saúde e bem-estar no Brasil e que atua no mercado desde 2010 com foco em inovação. Por meio de uma técnica chamada microarray, a startup faz uma leitura completa do DNA de cada pessoa, com o objetivo de oferecer caminhos mais acessíveis para o autoconhecimento e que auxiliam na busca por uma vida mais saudável. Com um crescimento de 70 vezes no faturamento dos últimos 5 anos e 15 vezes comparando apenas 2019 e 2020 com os testes de Ancestralidade, Saúde e Bem-Estar, a instituição ampliou suas atividades para Argentina e Uruguai. Em 2020, Ricardo di Lazzaro foi um dos nomes premiados no "Inovadores com menos de 35 anos na América Latina 2020", prêmio que consiste em recompensar os 35 jovens mais inovadores com menos de 35 anos de idade da América Latina promovido pelo MIT Technology Review, edição em espanhol da revista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Em 2021, a instituição ficou entre as escolhidas na seleção "100 Startup to Watch", o ranking é elaborado por Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Época Negócios, Elogroup e Innovc, que seleciona 100 startups que mais demonstram potencial para transformar mercados e impactar consumidores no Brasil".