Saúde dos dentes: afinal, como realizar os cuidados diários?

2021-12-06
Diretamente ligada ao nosso organismo, a boca é a porta de entrada da maioria das doenças que podem afetar todo o nosso corpo, e por isso, é fundamental não deixar a saúde bucal em segundo plano. Escovar os dentes após as refeições, uso do fio dental e enxaguantes bucais podem garantir uma boa higiene dessa importante parte do corpo.

Porém, como fazer isso de forma inteligente? Os mesmos cuidados dentários se aplicam a todas as pessoas e faixas etárias? Pensando nisso, montamos um compilado de dicas e informações sobre como realizar os cuidados diários com a Dra. Rosemary Carneiro de Sá , dentista membro da Doctoralia .

Principais cuidados e os erros que cometemos

Apesar de já sabermos sobre a importância dos cuidados bucais, existem alguns erros que podemos cometer que, a longo prazo, prejudicam nossa higiene bucal, como usar a pasta de dente em excesso. "Muitas pessoas não sabem que o exagero na quantidade de creme dental, além de nos dar a sensação enganosa de que os dentes estão mais limpos, também pode causar manchas no esmalte dentário", explica a dentista.

O uso inadequado do fio dental também está entre os principais erros que cometemos diariamente. De acordo com a Dra. Rosemary, "pular o momento de remoção dos pedaços de comida que podem ficar entre os dentes pode acarretar alguns problemas voltados ao mau hálito e a inflamação na gengiva, pois esta vai estar com uma placa de resíduos das refeições anteriores, dando uma liberdade maior para as bactérias e facilitando o processo inflamatório".

Fora esses erros comuns, escovar os dentes de forma rápida e sem técnica pode fazer mal à saúde bucal. "Além de poder machucar a gengiva e causar uma retração dentária, isto é, o aparecimento da raiz causando grande sensibilidade e dor, devido à uma escovação feita com força e rapidez, a retirada mal-feita dos resíduos gera uma descalcificação dos dentes que, a longo prazo, é um dos principais motivos para o aparecimento das cáries".

Visitas regulares ao dentista - a importância da avaliação

Seja para uma limpeza nos dentes ou para a manutenção dos aparelhos ortodônticos, a ida ao dentista de forma regular é vital, principalmente para prevenir possíveis doenças bucais. "A recomendação é de que, a cada seis meses, todos façam uma visita ao dentista, especialmente crianças que ainda estão em fase de desenvolvimento de tecidos e dentes de leite. A realidade é que cada pessoa precisa de um cuidado específico e para isso, apenas a avaliação de um profissional poderá definir os cuidados daquele paciente" finaliza a dentista paranaense.

Sobre a Doctoralia

Doctoralia é uma empresa do Grupo Docplanner , maior plataforma de saúde do mundo. Presente em 13 países, o grupo é responsável por atender 45 milhões de pacientes e processar mais de 7 milhões de agendamentos de consultas por mês, atualmente, possui mais de 2 milhões de profissionais de saúde em sua base, com um total de 7 milhões de avaliações de pacientes. A companhia foi fundada em 2012, na Polônia, e possui uma equipe de 1.800 funcionários nos escritórios de Varsóvia, Barcelona, Istambul, Roma, Bolonha, Cidade do México e Curitiba. Com a missão global de tornar a experiência em saúde mais humana, a Doctoralia atende a diferentes públicos ao oferecer uma gama diversificada de serviços: marketplace que permite agendamento e avaliação de consultas, softwares médicos para consultas virtuais, sistema SaaS (Software as a Service) voltado para otimização da gestão e do fluxo de pacientes e TuoTempo , um sistema de relacionamento com o paciente, ou CRM (Customer Relationship Management), que promove elevada experiência oferecida por instituições de saúde, como hospitais e redes de clínicas.

Para ampliar o alcance do serviço, a Doctoralia disponibiliza também o aplicativo móvel nas versões iOS Android .   Por: Máquina Cohn & Wolfe