Sentimentos de pré-adolescentes e adolescentes quanto í  vacinação contra o papilomavirus humano

Autores

  • Patrick Leonardo Nogueira da Silva
  • Fabiana Gomes Santos Martins
  • Ana Patrí­cia Fonseca Coelho Galvão
  • Simone Guimarães Teixeira Souto
  • Ricardo Soares de Oliveira
  • Igor Monteiro Lima Martins

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i273p5299-5310

Palavras-chave:

Percepção, Adolescente, Vacinação, Vacinas contra papilomavirus, Enfermagem em saúde pública

Resumo

Objetivo: identificar os sentimentos de pré-adolescentes e adolescentes quanto í  vacinação contra o papilomavirus humano. Método: trata-se de um estudo fenomenológico, com abordagem qualitativa, realizado com 10 participantes, sendo pré- adolescentes e adolescentes, cujas quais foram vacinadas na sala de vacina de uma Unidade Básica de Saúde de um municí­pio de Minas Gerais. Os depoimentos foram gravados e transcritos na í­ntegra para posterior análise. O tratamento dos dados se deu por meio de Análise de Conteúdo. Resultados: a maioria das entrevistadas atribuiu í  significação da vacinação relacionada ao fato de prevenir o câncer de colo uterino. O desconhecimento sobre a finalidade da vacina HPV fica em evidência em alguns depoimentos. O medo da vacina também ficou em evidência, tendo como justificativa o fato de ser injeção, da dor, da agulha e por medo da reação. Como medidas de prevenção, foram citadas o uso de preservativo e a ida periódica ao ginecologista. Seis das participantes não souberam informar nenhuma medida de prevenção contra o papilomavirus humano. Conclusão: as participantes do estudo entendem a importância da vacinação contra o papilomavirus humano, embora seis participantes, bem como suas famí­lias, informaram ter receio pela dor da vacinação ou possí­veis eventos adversos pós-vacinais.

Biografia do Autor

Patrick Leonardo Nogueira da Silva

Enfermeiro, Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGCPS/UNIMONTES). Montes Claros, MG, Brasil.

Fabiana Gomes Santos Martins

Enfermeira pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIPMOC). Montes Claros, MG, Brasil.

Ana Patrí­cia Fonseca Coelho Galvão

Enfermeira, Mestre em Saúde e Ambiente, Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Ceuma (UNICEUMA). São Luí­s, MA, Brasil.

Simone Guimarães Teixeira Souto

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Montes Claros, MG, Brasil.

Ricardo Soares de Oliveira

Enfermeiro, Mestre em Cuidado Primário em Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Montes Claros, MG, Brasil.

Igor Monteiro Lima Martins

Enfermeiro, Mestre em Ciências da Saúde, Professor do Departamento de Enfermagem das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIPMOC). Montes Claros, MG, Brasil.

Publicado

2021-02-01

Como Citar

Nogueira da Silva, P. L. ., Gomes Santos Martins, F. ., Fonseca Coelho Galvão, A. P. ., Guimarães Teixeira Souto, S. ., Soares de Oliveira , R. ., & Monteiro Lima Martins, I. . (2021). Sentimentos de pré-adolescentes e adolescentes quanto í  vacinação contra o papilomavirus humano. Nursing (São Paulo), 24(273), 5299–5310. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i273p5299-5310

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos