Contribuição de acadêmicos de enfermagem na melhoria da qualidade de vida de idosos institucionalizados: revisão

Autores

  • Thays Cristina Pereira Barbosa
  • Allan de Morais Bessa
  • Fernanda Oliveira de Assis
  • Fernanda Marcelino de Rezende e Silva
  • Regina Consolação dos Santos
  • Silmara Nunes Andrade

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i269p4711-4722

Palavras-chave:

Instituição de Longa Permanência para Idosos, Qualidade de vida, Estudantes de enfermagem

Resumo

Objetivo: Visou realizar a identificação das ações que quando executadas por acadêmicos de enfermagem propiciam uma melhoria da qualidade de vida de idosos institucionalizados. Método: Trata-se de uma revisão integrativa construí­da a partir da questão norteadora "Quais as contribuições dos acadêmicos de enfermagem para melhoria da qualidade de vida dos idosos institucionalizados?" Após o processo de busca na literatura foram selecionados 9(100%) artigos, sendo o ano de 2016 o de maior frequência de publicações com 3(33,33%) artigos encontrados. Resultados: Diante da leitura e estudo da literatura constatou-se que as atividades desenvolvidas pelos discentes juntamente os idosos, surtiram efeitos positivos, os quais podem colaborar para a manutenção da saúde e interação social. Conclusão: Com os resultados obtidos acredita-se que, ao pôr em prática esses métodos, oferta-se uma forma de envelhecimento saudável e ativo. Isso traz em tona a discussão sobre os fatores que influenciam na qualidade de vida dos idosos institucionalizados.

Biografia do Autor

Thays Cristina Pereira Barbosa

Graduada em Enfermagem, Universidade do Estado de Minas Gerais, Minas Gerais, Brasil.

Allan de Morais Bessa

Graduando em Enfermagem, Universidade do Estado de Minas Gerais, Minas Gerais, Brasil. 

Fernanda Oliveira de Assis

Graduada em Enfermagem, Universidade do Estado de Minas Gerais, Minas Gerais, Brasil.

Fernanda Marcelino de Rezende e Silva

Mestre em Enfermagem pela UFMG, Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis.

Regina Consolação dos Santos

Enfermeira. Mestre em Ciência pela Universidade Federal de São João Del Rei, Campus Centro Oeste Dona Lindu UFSJ - (CCO). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis.

Silmara Nunes Andrade

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São João Del Rei, Campus Centro Oeste Dona Lindu UFSJ - (CCO). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis.

Publicado

2020-10-22

Como Citar

Pereira Barbosa , T. C. ., de Morais Bessa, A. ., Oliveira de Assis , F. ., Marcelino de Rezende e Silva , F. ., Consolação dos Santos, R. ., & Nunes Andrade, S. . (2020). Contribuição de acadêmicos de enfermagem na melhoria da qualidade de vida de idosos institucionalizados: revisão . Nursing (São Paulo), 23(269), 4711–4722. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i269p4711-4722

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos