Adesão í s medidas de biossegurança da enfermagem na unidade de terapia intensiva: revisão sistemática

Autores

  • Karina Polyana Costa
  • Alexandre Coutinho de Melo
  • Bruno Barbosa Silva
  • Isabele Adriana Costa
  • Leonardo Gomes de Freitas
  • Regina Consolação Consolação
  • Silmara Nunes Andrade
  • Débora Aparecida Silva Souza

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i268p4636-4645

Palavras-chave:

Enfermagem, Contenção de Riscos Biológicos, Unidades de Terapia Intensiva

Resumo

Objetivo: Evidenciar os fatores determinantes para adesão das medidas de biossegurança pela equipe de Enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva. Método: Estudo de revisão sistemática, que usou o instrumento Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). A busca foi realizada a partir de artigos publicados no perí­odo de 2004 a 2019, por dificuldade de encontrar publicações em menor perí­odo acerca da temática deste estudo. Resultados: O conhecimento e as ações de promoção e prevenção, como a lavagem de mãos e o uso de Equipamento de Proteção Individual, além de recursos fí­sicos, são fatores determinantes para adesão í s medidas de biossegurança na UTI. Conclusão: As medidas de biossegurança garantem a segurança do paciente, e, por isso, é importante que os profissionais sejam capacitados regularmente para prevenir dificuldades e falhas de adesão com as medidas de biossegurança o que pode colocar em risco o paciente e o profissional da enfermagem.

Biografia do Autor

Karina Polyana Costa

Graduanda de Enfermagem, Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil, unidade acadêmica de Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.

Alexandre Coutinho de Melo

Graduando de Enfermagem, Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil, unidade acadêmica de Divinópolis, Minas Gerais.

Bruno Barbosa Silva

Graduando de Enfermagem, Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil, unidade acadêmica de Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.

Isabele Adriana Costa

Graduanda de Enfermagem, Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil, unidade acadêmica de Divinópolis, Minas Gerais. Brasil.

Leonardo Gomes de Freitas

Enfermeiro docente do Curso de Enfermagem, Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade acadêmica de Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.

Regina Consolação Consolação

Enfermeira docente do Curso de Enfermagem, Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade acadêmica de Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.

Silmara Nunes Andrade

Enfermeira docente do Curso de Enfermagem, Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade acadêmica de Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.

Débora Aparecida Silva Souza

Enfermeira docente do Curso de Enfermagem, Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade acadêmica de Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.

Publicado

2020-09-04

Como Citar

Costa, K. P. ., Coutinho de Melo, A. ., Barbosa Silva, B. ., Costa, I. A. ., Gomes de Freitas , L. ., Consolação dos Santos , R. ., Nunes Andrade, S. ., & Silva Souza, D. A. . (2020). Adesão í s medidas de biossegurança da enfermagem na unidade de terapia intensiva: revisão sistemática. Nursing (São Paulo), 23(268), 4636–4645. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i268p4636-4645

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos