Prevalência da hipertensão arterial sistêmica em crianças da rede pública estadual de ensino de Carmo do Cajuru-MG

Autores

  • Valéria Aparecida da Silva
  • Tatiane Nogueira Rabelo
  • Fernanda Marcelino de Rezende e Silva
  • Karla Amaral Nogueira Quadros
  • Regina Consolação dos Santos
  • Silmara Nunes Andrade

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i268p4608-4623

Palavras-chave:

Criança, Estudante, Pressão Arterial, Saúde Pública

Resumo

Objetivo: Analisar estudantes dos sextos anos das escolas públicas estaduais do municí­pio de Carmo do Cajuru/MG com o intuito de identificar aqueles com predisposição e prevalência í  Hipertensão Arterial Sistêmica. Método: Pesquisa quantitativa, descritiva, de delineamento transversal. Foi utilizado questionário estruturado destinados aos pais ou responsáveis legais pelas crianças, bem como a realização de medidas antropométricas e aferição da pressão arterial. As variáveis de interesse foram analisadas e apresentadas utilizando a estatí­stica descritiva, média, frequência absoluta e porcentagem. Resultados: A amostra estudada contou com a participação de 119 (64 meninas e 53 meninos) das quais 65,5% com 11 anos e 33,9% com 12 anos. Com relação í  média da pressão arterial 100% dos meninos e 93,7% das meninas dispuseram dentro dos limites normais. Conclusão: A partir da realização deste estudo, vemos que se fazem necessárias reflexões sobre agentes considerados como fatores de risco para o desenvolvimento da hipertensão.

Biografia do Autor

Valéria Aparecida da Silva

Enfermeira. Graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis.

Tatiane Nogueira Rabelo

Enfermeira. Graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis.

Fernanda Marcelino de Rezende e Silva

Mestre em Enfermagem pela UFMG, Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis.

Karla Amaral Nogueira Quadros

Enfermeira. Mestre em Educação, Cultura e Organização Social pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Minas Gerais, Brasil. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis.

Regina Consolação dos Santos

Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São João Del Rei, (UFSJ). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis.

Silmara Nunes Andrade

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis.

Publicado

2020-09-04

Como Citar

da Silva, V. A. ., Nogueira Rabelo, T. ., de Rezende e Silva, F. M. ., Nogueira Quadros, K. A. ., Consolação dos Santos, R., & Nunes Andrade, S. . (2020). Prevalência da hipertensão arterial sistêmica em crianças da rede pública estadual de ensino de Carmo do Cajuru-MG. Nursing (São Paulo), 23(268), 4608–4623. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i268p4608-4623

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos