Influência do uso do smartphone na saúde biopsicossocial do adolescente: Uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i289p7990-7999

Palavras-chave:

Saúde do adolescente, Smartphone, Comportamento do adolescente

Resumo

Objetivo: identificar na literatura científica evidências sobre a influência do uso de smartphone na saúde biopsicossocial do adolescente. Método: revisão integrativa norteada pela questão: Qual a influência do uso do smartphone na saúde biopsicossocial do adolescente? As buscas ocorreram nas fontes da PubMed, Science Direct, Scopus, Web of Science e CINAHL. Os descritores controlados utilizados foram, “Adolescent Health”, “Adolescent Behavior” e “Smartphone” combinados através de operadores booleanos. Inclui-se artigos primários, disponíveis na íntegra, nos idiomas inglês, português e espanhol, sem recorte temporal. Os estudos foram avaliados conforme o nível de evidência. Resultados: identificou-se 1070 estudos, destes, 20 foram selecionados para a leitura na íntegra e, três compuseram a amostra final. A dependência de mídia social, foi associada a um menor bem-estar mental, escolar e social. Conclusão: o uso do smartphone por adolescentes está relacionado à riscos relacionados à saúde biopsicossocial, porém é necessário o investimento de novos estudos nesta área.

Biografia do Autor

Martina Mesquita Tonon

 Enfermeira. Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. Maringá, Paraná, Brasil.

Bianca Machado Cruz Shibukawa

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora no Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. Maringá, Paraná, Brasil

Marcela Demitto Furtado

Marcela Demitto Furtado. Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora no Programa de Pós-Graduação em enfermagem da Universidade Estadual de Maringá/UEM, Maringá, Paraná, Brasil.

Maria de Fátima Garcia Lopes Merino

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora no Programa de Pós-Graduação em enfermagem da Universidade Estadual de Maringá/UEM, Maringá, Paraná, Brasil

Marcelle Paiano

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora no Programa de Pós-Graduação em enfermagem da Universidade Estadual de Maringá/UEM, Maringá, Paraná, Brasil.

André Estevam Jaques

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor no Programa de Pós-Graduação em enfermagem da Universidade Estadual de Maringá/UEM, Maringá, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-06-03

Como Citar

Mesquita Tonon, M., Machado Cruz Shibukawa, B. ., Demitto Furtado, M., Garcia Lopes Merino, M. de F., Paiano, M., & Estevam Jaques, A. . (2022). Influência do uso do smartphone na saúde biopsicossocial do adolescente: Uma revisão integrativa. Nursing (São Paulo), 25(289), 7990–7999. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i289p7990-7999

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos