Elaboração e implantação de protocolo de infiltração e extravasamento de antineoplásicos em acesso venoso central

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i289p7968-7977

Palavras-chave:

Terapia com luz de baixa intensidade, Lasers, Extravasamento de materiais terapêuticos e diagnósticos, Antineoplásicos

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência na elaboração e implantação do protocolo de extravasamento e infiltração de antineoplásicos em acesso venoso central. Método: estudo descritivo, tipo relato de experiência realizado de fevereiro a maio de 2021. Resultados: Após a busca de evidências na literatura, foi elaborado um fluxograma referente aos cuidados de enfermagem realizados durante e após o extravasamento/infiltração. Além das medidas iniciais padronizou-se o uso da hialuronidase tópica e da fotobiomodulação (1 a 3 joules, com potência de 100 miliwats). A área deveria ser demarcada e se possível fotografada. Após a validação do protocolo por um grupo de enfermeiros especialistas e pelo escritório de qualidade, foi implantado em um Ambulatório de Oncologia de Hospital Público do interior do Estado de São Paulo. Conclusão: Apesar de raro, o extravasamento em acesso central pode acontecer e a equipe precisa de um protocolo assistencial para padronizar a conduta e garantir o sucesso da terapêutica.

Biografia do Autor

Karina Alexandra Batista da Silva Reitas

Enfermeira, mestre e doutora pelaFaculdade de Medicina de Botucatu - UNESP. Supervisora do Ambulatório de Oncologia do Hospital Estadual Botucatu. Botucatu (SP).

Karen Aline Batista da Silva

Enfermeira, doutora pela Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP. Diretora do Núcleo de Apoio à Superintendência Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (SP).

Mayara Spin

Enfermeira pela Universidade Estadual Paulista - UNESP e Residente do programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu. Botucatu (SP), Brasil. 

Alessandra Passarelli Vigliassi

Enfermeira especialista em oncologia, Enfermeira assistencial do Ambulatório de Oncologia do Hospital Estadual Botucatu. Botucatu (SP).

Natália Cristina Godinho

Enfermeira especialista em oncologia, Enfermeira assistencial do Ambulatório de Oncologia do Hospital Estadual Botucatu. Botucatu (SP).

Talita Oliveira De Lima

Enfermeira assistencial do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). Especialista em Saúde da família pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Mestre em enfermagem pela Universidade Estadual Paulista. Doutoranda em Biofotônica aplicada às Ciências da Saúde na Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Botucatu (SP),

Downloads

Publicado

2022-06-03

Como Citar

Batista da Silva Reitas, K. A. ., Batista da Silva, K. A., Spin, M., Passarelli Vigliassi, A., Godinho, N. C., & Oliveira De Lima, T. (2022). Elaboração e implantação de protocolo de infiltração e extravasamento de antineoplásicos em acesso venoso central. Nursing (São Paulo), 25(289), 7968–7977. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i289p7968-7977

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos