Experiência em oficinas terapêuticas para portadores de dependência quí­mica: percepção do profissional de saúde

Autores

  • Patrick Leonardo Nogueira da Silva
  • Pedro Vitor Pinheiro Cardoso
  • Isabela Mary Alves Miranda
  • Vanessa Maia da Silva Nunes Aguiar
  • Ana Patrí­cia Fonseca Coelho Galvão
  • Tadeu Nunes Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i276p5736-5749

Palavras-chave:

Educação em saúde, Saúde mental, Transtornos relacionados ao uso de substâncias, Terapêutica

Resumo

Objetivo: identificar a percepção do profissional de saúde quanto í  experiência em oficinas terapêuticas para dependentes quí­micos. Método: estudo descritivo, transversal, qualitativo, realizado com sete profissionais de saúde em três instituições as quais acompanham dependentes quí­micos em sofrimento psí­quico. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada cujo tratamento dos dados se deu por meio de Análise de Conteúdo. Resultados: a prática das oficinas terapêuticas é vista como um instrumento de suma importância para o tratamento do dependente quí­mico, bem como para o portador de transtorno mental, pois proporciona aos pacientes um caminho de interação social propí­cio para realizarem a ressignificação da sua condição de saúde. Percebe-se a existência de preconceito social latente, até mesmo por profissionais de saúde ao abordar a questão do uso de álcool e drogas nas oficinas terapêuticas. Considerações finais: a dependência quí­mica protagoniza uma das causas de estigma e preconceito em meio í  sociedade e ao profissional de saúde.

Biografia do Autor

Patrick Leonardo Nogueira da Silva

Enfermeiro, Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGCPS/UNIMONTES). Montes Claros (MG), Brasil.

Pedro Vitor Pinheiro Cardoso

Enfermeiro pela Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI). Montes Claros (MG), Brasil.

Isabela Mary Alves Miranda

Enfermeira pela Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI). Montes Claros (MG), Brasil.

Vanessa Maia da Silva Nunes Aguiar

Enfermeira pela Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI). Montes Claros (MG), Brasil.

Ana Patrí­cia Fonseca Coelho Galvão

Enfermeira, Mestre em Saúde e Ambiente, Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Ceuma (UNICEUMA). São Luí­s, MA, Brasil.

Tadeu Nunes Ferreira

Enfermeiro, Mestre em Tecnologia da Informação pela Faculdade Única (PPGTI/UNICA). Professor do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI). Montes Claros (MG), Brasil.

Publicado

2021-05-17

Como Citar

Nogueira da Silva , P. L. ., Pinheiro Cardoso, P. V. ., Alves Miranda, I. M. ., da Silva Nunes Aguiar, V. M. ., Fonseca Coelho Galvão, A. P. ., & Nunes Ferreira, T. . (2021). Experiência em oficinas terapêuticas para portadores de dependência quí­mica: percepção do profissional de saúde. Nursing (São Paulo), 24(276), 5736–5749. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i276p5736-5749

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos