Promoção da saúde no contexto da tecnossocialidade: revisão integrativa da literatura

Autores

  • Thais Favero Alves
  • Juliana Martins Ferreira
  • Juliano de Amorim Busana
  • Ana Cristina Oliveira da Silva Hoffmann
  • Rosane Gonçalves Nistchke
  • Adriana Dutra Tholl

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i276p5686-5699

Palavras-chave:

Saúde, Promoção da Saúde, Rede Social, Redes Sociais Online

Resumo

Introdução: Na contemporaneidade, o uso de tecnologias pode se configurar como empecilho ou potência para a promoção da saúde. Este estudo tem como objetivo conhecer o que tem sido publicado sobre as redes sociais no quotidiano das pessoas no processo de saúde e adoecimento para a promoção da saúde. Materiais e Métodos: Revisão integrativa de literatura em cinco bases de dados, no recorte histórico de 2015 a 2019. Resultados: 12 artigos foram analisados, resultando em três categorias: "˜Tecnossocialidade: Rede Social no engajamento terapêutico"™; "˜Tecnossocialidade: Rede Social como ferramenta de empoderamento"™; "˜Tecnossocialidade: A produção de conhecimento"™. Discussão: Destaca-se a necessidade de avaliação para validação das informações socializadas, e debate sobre a efetividade da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos pelo usuário. Conclusões: O enfoque do empoderamento em debate nas redes sociais volta-se majoritariamente para a perspectiva individual, ficando aquém do incentivo í  participação comunitária sugerida na Polí­tica Nacional de Promoção da Saúde.

Biografia do Autor

Thais Favero Alves

Enfermeira, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PEN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em saúde e gestão do trabalho. Florianópolis, Brasil.

Juliana Martins Ferreira

Enfermeira, discente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PEN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PEN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Brasil.

Juliano de Amorim Busana

Enfermeiro. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina – PEN/UFSC. Professor do Departamento de Enfermagem do Centro Universitário Avantis – UNIAVAN. Balneário Camboriú (SC).

Ana Cristina Oliveira da Silva Hoffmann

Enfermeira, superintendente da Fundação Educacional de São José e docente do Centro Universitário Estácio de Santa Catarina, mestre em Saúde e Gestão do Trabalho pela Univali.

Rosane Gonçalves Nistchke

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PEN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Adriana Dutra Tholl

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem da UFSC. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Publicado

2021-05-17

Como Citar

Favero Alves, T. ., Martins Ferreira, J. ., de Amorim Busana, J. ., Oliveira da Silva Hoffmann , A. C. ., Gonçalves Nistchke, R. ., & Dutra Tholl, A. . (2021). Promoção da saúde no contexto da tecnossocialidade: revisão integrativa da literatura. Nursing (São Paulo), 24(276), 5686–5699. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i276p5686-5699

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos