Internações por câncer de mama feminino na região metropolitana de Porto Alegre

Autores

  • Daiana Almeida da Silva
  • Ataliba Antonio da Silva das Neves
  • Thainá Dias Luft
  • Gabriela Oliveira Zavaglia
  • Nathalia Torres Mendes
  • Luciana Medeiros Paungartner
  • Amanda Pereira Ferreira Dellanhese
  • Morgana Thaí­s Carollo Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i274p5367-5376

Palavras-chave:

Câncer da mama, Internações, Saúde Pública, Epidemiologia

Resumo

Objetivo: caracterizar as internações por câncer de mama feminino na rede pública da Região Metropolitana de Porto Alegre de 2016 a 2018. Método: estudo epidemiológico de base populacional, observacional, transversal e retrospectivo com análise de dados secundários em saúde acessados no Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde das internações com diagnóstico de câncer de mama. As variáveis extraí­das foram internações por faixa etária, raça/cor, tempo de permanência, óbitos, taxa de mortalidade e gasto hospitalar. Resultados: Nesse perí­odo ocorreram 7.049 internações, 3.807(54%) entre 50 a 69 anos. A média de permanência na internação foram 4 dias e o custo médio total/ano pelo SUS de 375.374,604 reais. No triênio ocorreram 504 (7,15%) pela doença. Conclusão: As internações por câncer de mama em mulheres na RMPA repercutem diretamente no aumento de gastos e no mais prolongado uso de leitos hospitalares, tornando a assistência a esse tipo de agravo cada vez mais oneroso.

Biografia do Autor

Daiana Almeida da Silva

Enfermeira assistencial Hospital Mãe de Deus.

Ataliba Antonio da Silva das Neves

Enfermeiro. Centro Universitário Ritter dos Reis.

Thainá Dias Luft

Acadêmica de enfermagem do Centro Universitário Ritter Dos Reis (UNIRITTER).

Gabriela Oliveira Zavaglia

Enfermeira pesquisadora do Hospital Moinhos de Vento.

Nathalia Torres Mendes

Enfermeira do Hospital São Lucas da PUC-RS e pós graduanda em CTI adulto e assistência ao paciente crí­tico na Facudade Dom Alberto.

Luciana Medeiros Paungartner

Pesquisadora Voluntária do Programa de Pediatria e Saúde da Criança da PUCRS. Enfermeira - Pós Graduanda em UTI Geral e Gestão da Assistência Intensiva ao Paciente Crí­tico – Instituto Faveni.

Amanda Pereira Ferreira Dellanhese

Enfermeira. Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente Colaboradora da Residência Integrada Multiprofissional em SauÌde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Morgana Thaí­s Carollo Fernandes

Enfermeira. Pós-Doutoranda em Saúde da Criança pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), bolsista pela Universityof Toronto (UofT). Professora Colaboradora da Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e Pesquisadora Associada do Programa de Extensão e Pesquisa em Saúde Urbana, Ambiente e Desigualdades da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Publicado

2021-03-01

Como Citar

Almeida da Silva , D. ., da Silva das Neves , A. A. ., Dias Luft , T. ., Oliveira Zavaglia , G. ., Torres Mendes , N. ., Medeiros Paungartner , L. ., Pereira Ferreira Dellanhese, A. ., & Carollo Fernandes, M. T. . (2021). Internações por câncer de mama feminino na região metropolitana de Porto Alegre. Nursing (São Paulo), 24(274), 5367–5376. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i274p5367-5376

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos