Boas práticas de liderança do enfermeiro no contexto hospitalar

Autores

  • Ana Gracinda Ignacio da Silva UNIFAMAZ
  • Fabia Jamilli Nascimento da Silva UNIFAMAZ
  • Fabrí­cia da Costa
  • Gisele da Costa Alcântara
  • Gabriel Fazzi Costa

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i276p5726-5735

Palavras-chave:

Liderança, Administração de recursos humanos, Enfermagem

Resumo

Objetivo: descrever as boas práticas de liderança em enfermagem, realizadas pelos enfermeiros de um hospital público de Belém-Pará. Método: pesquisa de campo do tipo descritiva com abordagem qualitativa, realizado em um hospital de urgência emergência do municí­pio de Belém. Os participantes foram dez enfermeiros gestores e coordenadores em unidade clí­nica e Unidade de Terapia Intensiva. A coleta de dados foi por meio de questionário autoaplicável. A análise de conteúdo ocorreu de forma qualitativa a partir da identificação de categorias temáticas. Resultados: emergiram três temas centrais: as boas práticas de liderança sob a ótica dos enfermeiros; o enfermeiro e a tomada de decisão, na prática hospitalar; lidando com erros e conflitos. Conclusão: as boas práticas de liderança estão relacionadas í s dimensões assistenciais, gerenciais e atitudinais, nas quais se destaca a tomada de decisão e gestão de conflitos e erros. Descritores:liderança; administração de recursos humanos; enfermagem.

Biografia do Autor

Ana Gracinda Ignacio da Silva, UNIFAMAZ

Enfermeira. Doutora em Enfermagem Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ). Belém, PA.

Fabia Jamilli Nascimento da Silva, UNIFAMAZ

Enfermeira. Discente Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ). Belém, PA.

Fabrí­cia da Costa

Enfermeira. Discente Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ). Belém, PA.

Gisele da Costa Alcântara

Enfermeira. Discente Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ). Belém, PA.

Gabriel Fazzi Costa

Enfermeiro. Mestrando em Biologia Parasitária na Amazônia Universidade do Estado do Pará (UEPA)/Instituto Evandro Chagas (IEC). Belém, PA.

Publicado

2021-05-17

Como Citar

Ignacio da Silva, A. G., Nascimento da Silva, F. J. ., da Costa, F., da Costa Alcântara, G. ., & Fazzi Costa, G. . (2021). Boas práticas de liderança do enfermeiro no contexto hospitalar. Nursing (São Paulo), 24(276), 5726–5735. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i276p5726-5735

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos