Com quem vou ao médico? Um estudo com homens da zona Sul de São Paulo

Autores

  • Maria Cecí­lia Leite de Moraes
  • Sirlei Aparecida Novato Hodge
  • Robson da Costa Oliveita
  • Climene Laura de Camargo

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i273p5325-5332

Palavras-chave:

Saúde do homem, Masculinidades, Promoção da Saúde

Resumo

O objetivo do estudo foi conhecer com quem os homens comparecem aos serviços de saúde e quem seriam os acompanhantes. O cenário da pesquisa foi um ambulatório localizado na zona sul da cidade de São Paulo e contou com a participação de 51 indiví­duos. Tratou-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem quanti-qualitativa. A coleta dos dados foi feita por meio de um questionário semiestruturado. Os dados numéricos foram organizados em temas, agrupados em tabelas. As informações foram analisadas utilizando-se o método do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados mostraram que 65% dos homens comparecem sós ao serviço, 27% citaram a esposa, destacando a parceria existente, 4% mencionaram a mãe, denotando ví­nculo materno, e 4% declararam a presença dos filhos. Constata-se que os homens vêm assumindo o protagonismo nos seus cuidados. Mesmo diante de um trabalho incipiente, vislumbra-se uma possibilidade de mudança.

Biografia do Autor

Maria Cecí­lia Leite de Moraes

Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Pós Doutora pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, Pesquisadora do Grupo de Estudos da Criança e do Adolescente-CRESCER da EFJUFBA.

Sirlei Aparecida Novato Hodge

Enfermeira, Pós-graduada em Saúde Pública pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Robson da Costa Oliveita

Enfermeiro, Mestre em Promoção da Saúde pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo. Professor da Universidade lbirapuera.

Climene Laura de Camargo

Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Pós Doutora pela Universidade René Descartes, Paris V, Sorbonne; Professora da Escola de Enfennagem da Universidade Federal da Bahia, Coordenadora e !Pesquisadora do Grupo de Estudos da Criança e do Adolescente-CRESCER da EFJUFBA.

Publicado

2021-02-01

Como Citar

Leite de Moraes, M. C. ., Novato Hodge, S. A. ., da Costa Oliveita, R. ., & de Camargo, C. L. . (2021). Com quem vou ao médico? Um estudo com homens da zona Sul de São Paulo . Nursing (São Paulo), 24(273), 5325–5332. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i273p5325-5332

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos