Representação da masculinidade de homens acadêmicos e sua implicação para o campo da saúde

Autores

  • Felipe dos Santos Glutter
  • Cristina Portela da Mota
  • Jorge Luiz da Silva Lima
  • Cláudia Maria Messias
  • Ricardo José de Oliveira Mouta
  • Larissa Murta Abreu

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i273p5311-5324

Palavras-chave:

Masculinidade, Gênero, Saúde do homem, Cuidado

Resumo

Objetivo: conhecer a representação da masculinidade dos homens acadêmicos da Universidade Federal Fluminense e analisar suas implicações para o campo da saúde. Método: trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de natureza qualitativa que teve como referencial metodológico a hermenêutica-dialética. Foi submetido ao Comitê de Ética do Hospital Universitário Antônio Pedro sob o CAAE 0264.0.258.000-10. Os participantes da pesquisa foram quinze acadêmicos do gênero masculino, de diferentes cursos de graduação da universidade. Utilizou-se o questionário de dados sociodemográficos e um instrumento de entrevista semiestruturada. Resultados: os depoimentos mostraram a importância de conhecer a representação que cada indiví­duo possui acerca de sua masculinidade, para que melhor se compreenda o homem e suas expectativas. Conclusão: o reduzido envolvimento dos acadêmicos com os cuidados em saúde decorre em função dos modelos de masculinidade estabelecidos ao longo da vida do homem.

Biografia do Autor

Felipe dos Santos Glutter

Enfermeiro. Graduação em Enfermagem, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Niterói. Especialização em Enfermagem Neonatal pelo Instituto Fernandes Figueira – IFF, FIOCRUZ.

Cristina Portela da Mota

Enfermeira. Doutorado em saúde pública pela Escola Nacional Sérgio Arouca da FIOCRUZ. Professora ajunta da Universidade Federal Fluminense.

Jorge Luiz da Silva Lima

Enfermeiro. Doutorado em saúde pública pela Escola Nacional Sérgio Arouca da FIOCRUZ. Professor da Universidade Federal Fluminense, departamento materno-infantil e psiquiatria.

Cláudia Maria Messias

Enfermeira. Pós doutorado na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense, departamento materno-infantil e psiquiatria.

Ricardo José de Oliveira Mouta

Enfermeiro. Doutor pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) na área de Saúde da Mulher. Professor Adjunto do Departamento Materno Infantil da Faculdade de Enfermagem da UERJ

Larissa Murta Abreu

Acadêmica de enfermagem na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense.

Publicado

2021-02-01

Como Citar

dos Santos Glutter, F. ., Portela da Mota, C. ., da Silva Lima , J. L. ., Maria Messias, C. ., de Oliveira Mouta, R. J. ., & Murta Abreu, L. . (2021). Representação da masculinidade de homens acadêmicos e sua implicação para o campo da saúde. Nursing (São Paulo), 24(273), 5311–5324. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i273p5311-5324

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos