Conhecimento dos enfermeiros sobre o novo código de ética do profissional de enfermagem

Autores

  • Laryssa Gaston Becker
  • Elisa Kowalski Kologesi do Nascimento
  • Nathália Torres Mendes
  • Amanda Pereira Ferreira Dellanhese
  • Simone Lysakowski
  • Morgana Thais Carollo Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i271p5041-5054

Palavras-chave:

Códigos de Ética, Enfermeiro, Ética em Enfermagem, Conhecimento, Comunicação

Resumo

Com a recente atualização do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, essa tornou-se conhecida apenas por parte dos profissionais. Objetivo: avaliar o conhecimento dos enfermeiros sobre o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Método: Trata-se de um estudo observacional, descritivo e transversal, com dados coletados no perí­odo de setembro a outubro de 2018, por meio de um questionário online, via Plataforma Google Forms®. Participaram da pesquisa 217 enfermeiros, sendo 190 (87,46%) do sexo feminino e 27 (12,44%) do sexo masculino. Resultado: Em relação aos direitos, os participantes obtiveram respostas semelhantes, considerando a alternativa mais coerente. Quanto aos deveres e proibições, apresentaram grande diversidade e discordância entre as alternativas escolhidas, demonstrando dúvida ou equí­voco por parte dos participantes. Conclusão: Foi possí­vel observar que o conhecimento dos enfermeiros acerca do Código de Ética Profissional de Enfermagem é limitado em relação aos deveres e proibições da profissão.

Biografia do Autor

Laryssa Gaston Becker

Enfermeira no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Elisa Kowalski Kologesi do Nascimento

Acadêmica de enfermagem do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter). Estagiária do Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Nossa Senhora da Conceição em Porto Alegre- RS.

Nathália Torres Mendes

Enfermeira assistencial no Hospital Pronto Socorro de Canoas (HPSC). Pós-graduanda em UTI geral e gestão da assistência intensiva ao paciente crí­tico pela Faculdade Dom Alberto.

Amanda Pereira Ferreira Dellanhese

Gerente das Unidades de Saúde Herdeiros e Esmeralda. Gerência Distrital Partenon, Lomba do Pinheiro da APS Hospital Divina Providência, Porto Alegre-RS. Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente Colaboradora da ResideÌ‚ncia Integrada Multiprofissional em SauÌde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Simone Lysakowski

Doutoranda em Pediatria pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Mestre em Ensino na Saúde pela UFCSPA. Especialista em Docência no Ensino Superior pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Doação e Transplantes e em Oncologia pela Universidade São Camilo. Enfermeira na Organização de Procura de Órgãos (OPO 1) na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Morgana Thais Carollo Fernandes

Enfermeira. Pós-Doutoranda em Saúde da Criança pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), bolsista pela University of Toronto (UofT). Professora Colaboradora da Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e Pesquisadora Associada do Programa de Extensão e Pesquisa em Saúde Urbana, Ambiente e Desigualdades da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Publicado

2020-12-08

Como Citar

Gaston Becker, L. ., Kowalski Kologesi do Nascimento, E. ., Torres Mendes, N. ., Pereira Ferreira Dellanhese, A. ., Lysakowski, S. ., & Carollo Fernandes, M. T. . (2020). Conhecimento dos enfermeiros sobre o novo código de ética do profissional de enfermagem. Nursing (São Paulo), 23(271), 5041–5054. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i271p5041-5054

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos