Retardo na chegada da pessoa com acidente vascular cerebral a um serviço hospitalar de referência

Autores

  • Paloma de Castro Brandão
  • Mariana Oliveira Antunes Ferraz
  • Elieusa e Silva Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i271p4979-4990

Palavras-chave:

Acidente Vascular Cerebral, Serviços Médicos de Emergência, Terapia Trombolí­tica, Acesso aos Serviços de Saúde

Resumo

Objetivos: Analisar fatores que retardam o atendimento dos pacientes na fase aguda do Acidente Vascular Cerebral em um hospital público de referência. Métodos: Estudo de corte transversal, realizado na cidade de Salvador/Bahia com 50 pacientes através de dados em prontuários e por entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados através do programa SPSS versão 21, utilizado o Qui-quadrado para as variáveis do tempo, com ní­vel de significância de 5%. Resultados: Evidenciou-se média de idade de 61,2 ± 13 anos, predominando o sexo masculino. A maioria dos pacientes não realizou trombólise devido a fatores de atraso como: utilização de carro próprio, não ter um familiar presente na hora do evento, chegada ao hospital fora da janela terapêutica e procura por outros serviços anteriormente. Conclusão: Diversos fatores retardam o atendimento ao paciente com Acidente Vascular Cerebral. Desta maneira, observa-se a necessidade de melhorias no atendimento associada í  difusão de informações í  população.

Biografia do Autor

Paloma de Castro Brandão

Enfermeira. Doutoranda em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva/UFBA. Mestra em Saúde Coletiva pelo Instituto Sí­rio Libanês de Ensino e Pesquisa. Especialista em Enfermagem Intensivista. Escola de Enfermagem/UFBA.

Mariana Oliveira Antunes Ferraz

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem e Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde/UFBA. Mestra em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem em Saúde/UESB. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB.

Elieusa e Silva Sampaio

Professora Adjunta III da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Medicina e Saúde. Mestra em Enfermagem. Especialista em Enfermagem Intensivista. Escola de Enfermagem/UFBA.

Publicado

2020-12-08

Como Citar

de Castro Brandão, P., Oliveira Antunes Ferraz, M. ., & e Silva Sampaio, E. (2020). Retardo na chegada da pessoa com acidente vascular cerebral a um serviço hospitalar de referência. Nursing (São Paulo), 23(271), 4979–4990. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i271p4979-4990

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos