Ceratocone é a principal causa de transplantes de córnea no Brasil

2021-11-01

Estima-se que a cada 100 mil pessoas no mundo, de 4 a 600 desenvolvem o ceratocone – alteração na córnea em que ocorre a formação de uma camada, recobrindo o globo ocular. A doença provoca um afinamento da córnea, fazendo com que a estrutura fique com formato semelhante a de um cone.

Os dados, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, também apontam que o histórico familiar está presente de 6% a 8% dos casos. Já a Sociedade Brasileira do Ceratocone, informa que o ceratocone é a principal causa de transplantes de córnea no Brasil.

Dos mais de 23 mil transplantes realizados ao ano no país, cerca de 13 mil são de córnea.

O cirurgião oftalmológico especialista no tratamento do ceratocone, Ricardo Ducci, explica que a doença se manifesta entre os 13 e 18 anos de idade. “Ela pode progredir até os 35 anos de idade antes de estabilizar. A mudança de grau pode ser o primeiro fator a indicar uma suspeita, principalmente quando o paciente tem astigmatismo ou alguma dificuldade visual”, afirma.

ALERTA – O ato de coçar os olhos é um dos principais fatores que levam a piora da deformidade. É necessário estar sempre atento a fatores que causam alergia para evitar que os olhos sejam atingidos.

Ainda segundo Ducci existem uma série de tratamentos para o ceratocone e o transplante de córnea é a última das opções. “O uso de óculos e lentes de contato são a primeira opção para a correção. Temos opções cirúrgicas para interromper a progressão da doença, um anel que regulariza a córnea e o laser. É possível combinar essas cirurgias de várias formas e até mesmo implantar uma lente dentro do olho do paciente para tratar o grau de miopia e astigmatismo”, explicou.

A cirurgia para o transplante de córnea é mais invasiva. “O paciente precisa saber que existe o risco de rejeição ou falência tardia dessa córnea, apesar de a cirurgia utilizar alta tecnologia e ser segura. O ceratocone raramente leva à cegueira, mas pode causar baixa visão reversível”, alerta.

Em 10 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Ceratocone, data importante para ressaltar a importância do diagnóstico e tratamento precoce da doença.

Por: Comunicore