5 dicas para controlar a compulsão alimentar

2021-10-28
Luzia Costa, CEO da Reduci dá dicas de como reduzi-la   O transtorno de compulsão alimentar é muito mais comum do que imaginamos. É um distúrbio que está ligado à saúde mental, e se dá quando uma pessoa come grandes quantidades de alimentos de forma exagerada sem fome e até mesmo sem a necessidade de ingeri-los.   Na maioria das vezes, a pessoa que sofre com essa doença perde o controle do que e o quanto está comendo, e passa a ser dependente da comida.

 

“É preciso estar atento a alguns sinais, como: comer mais rápido do que o normal em todas as refeições, comer mesmo sem estar com fome e escondido de outras pessoas, mesmo saciado continuar comendo, sentir culpa após comer demais, entre outros sintomas que precisam ser observados pois indicam um transtorno alimentar”, afirma Luzia Costa, CEO da Reduci, rede de emagrecimento que tem o objetivo de trabalhar o corpo e mente juntos.

 

Acendendo o sinal vermelho para um ou mais sinais citados pela Luzia, é preciso procurar ajuda de um médico para acompanhamento que irá orientar como tratar e controlar a ansiedade que desenvolve os gatilhos.

 

Além disso, podemos tomar algumas atitudes para controlar de forma definitiva a compulsão alimentar. Veja abaixo as dicas que a Luzia separou para colocar em prática:

 

1. Procure o motivo que você come descontroladamente.

 

Seja sincero com você mesmo do porquê você come demais. Quais são os sentimentos e gatilhos que te levam a ter essa atitude. É sofrimento? É ansiedade por algo que irá acontecer? Tristeza? Felicidade?

 

É preciso entender que nossos sentimentos não podem definir nossas refeições.

 

2. Evite a regra de comer de 3 em 3 horas

 

Este é um mito que se criou. Não há estudo que comprove que o metabolismo fique mais acelerado quando comemos de 3 em 3 horas.
No caso da compulsão alimentar, é um gatilho para comer sem fome e ingerir muito mais calorias do que o corpo precisa.

 

Pouco adianta comer a cada três horas e ingerir muito mais calorias do que seu organismo de fato precisa.

 

3. Aprenda a beber muita água

 

Você deve estar até cansada de ouvir que beber água auxilia manter a nossa saúde em dia, não é mesmo?!

 

Beber a quantidade de água correta diariamente, além de vários benefícios, trará saciedade. Muitas vezes pensamos que estamos com vontade de comer algo e é sede apenas.

 

4. Tire da sua alimentação alimentos industrializados

 

Na hora de comermos sempre é mais fácil optar por alimentos industrializados, por ser algo mais rápido. Porém, esses alimentos são grandes vilões do nosso organismo por conter diversos ingredientes químicos maléficos.

 

Evite! Opte por alternativas naturais e mais saudáveis. Tudo é hábito, coloque em prática.

 

5. Pratique atividade física

 

Encontre alguma atividade física que você se identifique para praticar. Nem sempre é preciso estar dentro de uma academia. Procure fazer uma caminhada, dança, enfim, algo que você goste, pois os exercícios ajudam a controlar a compulsão alimentar por promover a sensação de prazer e bem-estar, diminuindo o estresse e a ansiedade.

 

Gostou das dicas? Lembre-se que é essencial fazer acompanhamento médico.
Quer saber mais e conhecer a Reduci? Acesse o site: https://www.reduci.com.br .   Por: Grupo Cetro