Eurekka realiza pesquisa que aponta os principais indicativos de estresse relacionados ao trabalho

2021-10-22

Após o lançamento da pesquisa, startup anuncia Programa de Saúde Mental Corporativo

A rotina de trabalho, às vezes, é muito estressante para os profissionais. Reuniões, metas, entrega de resultados e entre outros, são um dos fatores que impactam, e muito, a saúde mental dos trabalhadores. O Brasil está entre os países com maior índice de estresse no mundo: 70% da população ativa já apresentou ou possui sintomas de estresse, de acordo com estudo feito em 2017 pela Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse Brasil (ISMA-BR).

  Em um levantamento realizado pela Eurekka , maior rede de saúde mental do Brasil, foi identificado que as mulheres sofrem mais de estresse do que os homens. Elas obtiveram uma média de pontuação de estresse de 25,22 (o que é considerado alto), enquanto o público masculino contou com média de 22,30 (considerado moderado). Outro fator interessante é que, utilizando a mesma medida, ao analisar os setores com maiores taxas de estresse, encontrou-se que os mais atingidos são o comercial (26,71 - alto) e o administrativo (26,10 - alto). Em contrapartida, os menos afetados são os setores de Gestão (24,85 - moderado) e Recursos Humanos (24,59 - moderado).

Para o psicólogo Júlio Frota Lisbôa Pereira de Souza, o estresse é o ponto de partida para o desenvolvimento de patologias mentais. "O estresse pode surgir de diversas formas, mas muitas vezes está ligado ao ambiente de trabalho. Por isso, é fundamental que as empresas cuidem da saúde mental de seus funcionários. Logo que os sintomas são identificados precisam ser tratados e acompanhados para não desencadear doenças psicológicas, como depressão e ansiedade", afirma o fundador da startup.

Além do estresse, sintomas de ansiedade e depressão também são comumente encontrados em um ambiente desgastante de trabalho. Os números reunidos pela startup mostram que nesses quesitos, as mulheres apresentam média 17,50 (alta) para ansiedade e os homens média de 14,06 (moderada).

Em relação aos sentimentos vivenciados pelo trabalho, o público masculino também obteve resultados mais positivos na pesquisa. Em uma escala de 20 a 100 pontos, quando perguntados sobre afetos positivos sentidos no trabalho, os homens tiveram uma média de 52,36, o que é considerado um resultado intermediário. As mulheres, por sua vez, apresentaram média de 48,16, considerada baixa. "Analisando a pesquisa, enxergamos o que há muito já vem sendo alertado: as mulheres ainda sofrem maiores dificuldades nos seus ambientes de trabalho e isso reflete negativamente na sua saúde mental", ressalta o fundador da Eurekka.

Pensando no quão importante é cuidar do bem-estar de seus colaboradores, a startup dará início ao Programa de Saúde Mental Corporativa, tanto com versões free trial , totalmente gratuito por 12 meses, quanto premium, para acompanhamento da saúde.

Sobre a Eureka

Eurekka é um hub de startups e scale-ups focado em saúde e bem-estar com forte atuação em psicoterapia e medicina. Com sede em Porto Alegre e unidade em São Paulo, a empresa opera nos segmentos B2C e B2B. Com uma média mensal de mais de 3 mil sessões, a Eurekka é considerada uma das principais startups em atendimento psicoterápico do País. A startup é pioneira na adoção de Inteligência Artificial (IA) na área de psicologia no Brasil. Atualmente conta com uma rede de 40 franqueados e um time de 35 colaboradores.   Por: Seven PR – Comunicação Corporativa / Foto Ilustrativa: Freepik