Como os IFAs estão presentes em nosso cotidiano?

2022-03-15

O princípio ativo é responsável pela eficácia dos medicamentos

 *  Jacqueline Duarte e Carolina Mauad

O termo IFA ficou mundialmente conhecido durante a pandemia de Covid-19, os Insumos Farmacêuticos Ativos também conhecidos como princípio ativo, estão presentes em todos os medicamentos que existem.  Desde o analgésico utilizado para aliviar as dores de cabeça até a pílula anticoncepcional que faz parte da rotina diária de milhares de mulheres. O IFA, ou princípio ativo, é a "alma" do medicamento.

Quando o medicamento é desenvolvido, todos os componentes da formulação devem ser muito bem estudados para garantir qualidade, eficácia e a segurança. Isso significa levar ao paciente o melhor efeito farmacológico possível com o mínimo de risco à saúde. A formulação de um medicamento pode ser dividida em dois grandes grupos de componentes: o princípio ativo (IFA) - responsável pelo efeito farmacológico, e excipientes e as substâncias utilizadas para veicular o IFA, para melhorar o perfil de estabilidade físico-químico, ou seja, os aspectos visuais (como os corantes em xaropes), palatabilidade (como os flavorizantes em soluções), ou mesmo aromatizantes.

Podemos tomar como exemplo o anti-inflamatório oral diclofenaco potássico, um dos IFAs fabricados pela Nortec Química, uma das formas para comercialização deste princípio ativo é por meio de drágeas. Nesse caso, o diclofenaco potássico é o IFA, mas ele precisa ser misturado a outros componentes (excipientes) para ganhar a forma da drágea que conhecemos. Esses componentes vão auxiliar às etapas farmacotécnicas durante a fabricação do medicamento e são indispensáveis à manutenção da estabilidade do IFA durante todo prazo de validade estabelecido pelo fabricante.

E por falar em drágea, essa forma farmacêutica tem um diferencial quando comparado aos comprimidos tradicionais: eles recebem um revestimento após a etapa de compressão, que além de minimizar a degradação do medicamento, conferem um aspecto mais atraente, com cores que até nos ajudam a identificar e diferenciar os medicamentos.

Para assegurar a qualidade na produção de medicamentos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é responsável pela autorização de funcionamento das empresas, pela verificação das Boas Práticas de Fabricação e elaboração de normas.

Os insumos farmacêuticos ativos estão presentes diariamente em nosso cotidiano e são extremamente necessários para garantir o abastecimento de medicamentos e de vacinas, e para a independência da cadeia de suprimentos de qualquer País. Desejamos dar maior visibilidade a esse tema fundamental para a saúde, pois não existe medicamento sem IFA, com risco maior naqueles que são de uso contínuo e essenciais para a população.

 *  Jacqueline Duarte e Carolina Mauad são colaboradoras do Departamento de Assuntos Regulatórios da Nortec Química maior fabricante de IFAs da América Latina.

 

Sobre a Nortec Química  

A Nortec Química é a maior fabricante de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) da América Latina, investindo em Tecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação em seus processos. A Companhia é a única de Benznidazol no mundo, IFA utilizado no tratamento da Doença de Chagas e é a maior produtora de Antirretrovirais do Ocidente. A relevância da Nortec Química no cenário mundial permanece com o aumento da capacidade produtiva e na atuação em P&D com o projeto de instalação da Primeira Planta para Drogas de Alta Potência, contribuindo com soluções tecnológicas para a melhoria do bem-estar, da vida e da saúde das pessoas. Atualmente, uma planta inteira da Nortec Química é dedicada à produção de Midazolam, sedativo utilizado no Kit intubação da Covid-19. A empresa foi fundada na década de 80 no Rio de Janeiro.

Por: CDI Comunicação / Foto Ilustrativa: Freepik