Ouvir música favorita melhora a plasticidade cerebral e o desempenho cognitivo de pacientes com Alzheimer

2021-12-10
Rubens de Fraga Júnior

Pesquisadores da University of Toronto e Unity Health Toronto demonstraram que ouvir músicas pessoalmente significativas induz plasticidade cerebral benéfica em pacientes com deficiência cognitiva leve ou doença de Alzheimer precoce.

Mudanças nas vias neurais do cérebro se correlacionaram com o aumento do desempenho da memória em testes neuropsicológicos, apoiando o potencial clínico de intervenções personalizadas baseadas em música para pessoas com demência.

O estudo multimodal de referência foi publicado hoje no Journal of Alzheimer's Disease.

"Temos novas evidências baseadas no cérebro de que a música autobiográfica - ou seja, música que tem um significado especial para uma pessoa, como a música que dançaram no casamento - estimula a conectividade neural de maneiras que ajudam a manter níveis mais elevados de funcionamento", diz o Dr. Michael Thaut, autor sênior do estudo, diretor do Music and Health Science Research Collaboratory, Tier One Canada Research Chair in Music, Neuroscience and Health, e professor da Faculdade de Música da Universidade de Toronto e da Faculdade de Medicina de Temerty.

"Normalmente, é muito difícil mostrar mudanças cerebrais positivas em pacientes com Alzheimer. Esses resultados preliminares, embora encorajadores, mostram uma melhora na integridade do cérebro, abrindo a porta para novas pesquisas sobre aplicações terapêuticas da música para pessoas com demência - músicos e não músicos, parecidos".

A equipe de pesquisa relatou mudanças estruturais e funcionais nas vias neurais dos participantes do estudo, principalmente no córtex pré-frontal, o centro de controle do cérebro onde ocorrem os processos cognitivos profundos. Os pesquisadores mostraram que expor os cérebros de pacientes com declínio cognitivo em estágio inicial à música autobiograficamente saliente ativou uma rede neural distinta - uma rede musical - composta por diversas regiões cerebrais que mostraram diferenças na ativação após um período de escuta musical diária. Diferenças também foram observadas nas conexões do cérebro e na substância branca, fornecendo mais evidências de neuroplasticidade.

"Intervenções baseadas em música podem ser uma intervenção viável, econômica e prontamente acessível para aqueles em declínio cognitivo em estágio inicial", disse a Dra. Corinne Fischer, autora principal, diretora de Psiquiatria Geriátrica do Hospital St. Michael's de Unity Health Toronto e professor associado da Faculdade de Medicina Temerty da U of T.

"Os tratamentos existentes para a doença de Alzheimer mostraram benefícios limitados até o momento. Embora estudos controlados maiores sejam necessários para confirmar os benefícios clínicos, nossos resultados mostram que uma abordagem individualizada e domiciliar para ouvir música pode ser benéfica e ter efeitos duradouros no cérebro".

Para o estudo, 14 participantes - oito não músicos e seis músicos - ouviram uma lista de reprodução com curadoria de músicas autobiograficamente relevantes e conhecidas por uma hora por dia ao longo de três semanas. Os participantes foram submetidos a ressonância magnética estrutural e funcional baseada em tarefas antes e depois do período de escuta para determinar as mudanças na função e estrutura do cérebro. Durante essas varreduras, eles ouviram clipes de músicas já conhecidas e compostas recentemente. Ouvida uma hora antes da digitalização, a nova música era semelhante em estilo, mas não tinha nenhum significado pessoal.

Quando os participantes ouviram a música recém-composta e ouvida, a atividade cerebral ocorreu principalmente no córtex auditivo, centrada na experiência auditiva. No entanto, quando os participantes ouviram música há muito conhecida, houve ativação significativa na rede profundamente codificada do córtex pré-frontal, uma indicação clara do envolvimento cognitivo executivo. Houve também um forte envolvimento nas regiões subcorticais do cérebro, áreas mais antigas minimamente afetadas pela patologia da doença de Alzheimer.

Os pesquisadores relataram diferenças sutis, mas distintas nas mudanças estruturais e funcionais do cérebro, associadas à audição de música em músicos em relação a não músicos, embora mais estudos em amostras maiores sejam necessários para verificar essas descobertas. A exposição repetida à música com saliência autobiográfica melhorou a cognição em todos os participantes, independentemente da musicalidade.

"Quer você seja um músico ao longo da vida ou nunca tenha tocado um instrumento, a música é uma chave de acesso à sua memória, seu córtex pré-frontal", diz Thaut.

"É simples - continue ouvindo a música que você amou durante toda a sua vida. Suas músicas favoritas de todos os tempos, aquelas peças que são especialmente significativas para você - fazem disso seu cérebro funcionar".

Este artigo se baseia em um estudo anterior no mesmo grupo de participantes que primeiro identificou os mecanismos cerebrais que codificam e preservam as memórias musicais em pessoas com declínio cognitivo em estágio inicial.

Em seguida, os pesquisadores planejam replicar o estudo em uma amostra maior e instituir uma forte condição de controle para investigar o papel da musicalidade na moderação das respostas cerebrais, e se é a música ou o conteúdo autobiográfico que induz mudanças na plasticidade.

Fonte: Corinne E. Fischer et al, Long-Known Music Exposure Effects on Brain Imaging and Cognition in Early-Stage Cognitive Decline: A Pilot Study, Journal of Alzheimer's Disease (2021). DOI: 10.3233/JAD-210610

Rubens de Fraga Júnior é professor titular da disciplina de gerontologia da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná. Médico especialista em geriatria e gerontologia pela SBGG.

Sobre o Instituto Presbiteriano Mackenzie É uma instituição educacional privada, confessional e sem fins lucrativos. Desde sua fundação, a Instituição é agente de uma série de inovações pedagógicas e acompanha e influencia o cenário da educação no país. Um de seus principais objetivos é formar cidadãos com capacidade de discernimento, com critérios e condições para fazer a leitura do mundo em que vivem, a partir de valores e princípios eternos, e que sejam aptos a intervir na sociedade.   Por: Viveiros