Instrumentos utilizados para avaliação psicológica de crianças hospitalizadas

Autores

  • Suely Pereira de Faria
  • Dagmar Fonseca Souza

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i62p5250-5259

Palavras-chave:

Psicodiagnóstico, Criança, Hospital

Resumo

Objetivo: conhecer quais instrumentos são utilizados para a avaliação psicológica de crianças hospitalizadas. Método: pesquisa bibliográfica, qualitativa, do tipo revisão de literatura. Os artigos utilizados foram publicados no perí­odo de 2007 a 2017, nas bases de dados CAPES, Web of Science e PsycNet, com os descritores em português e inglês: Psicodiagnóstico, Criança e Hospital; Psychodiagnostic, Child and Hospital, e Avaliação Psicológica, Criança e Hospital; Assessment Psychological, Child and Hospital. Resultados: foram selecionados nesta revisão 11 artigos. Observou-se a produção de estudos baseados principalmente em entrevistas semiestruturadas e as publicações concentraram-se no ano de 2007 e apresentadas na base de dados CAPES. O foco das pesquisas foi de melhorar a qualidade do atendimento dispensado. Não foi encontrado nenhum artigo escrito por Psicólogo. Conclusão: considera-se importante a produção de conhecimento nesta área, apesar de escassa a publicação de estudos, especialmente aqueles produzidos por psicólogos, o que pode limitar o aprofundamento das discussões.

Biografia do Autor

Suely Pereira de Faria

Doutoranda do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Psicologia da PUC-G. Docente pela Unialfa – Centro Educacional Alves Faria/Psicóloga pela SESGO – Secretaria de Saúde do Estado de Goiás.

Dagmar Fonseca Souza

Mestre em Psicologia PUC-GO. Docente pela UEPA – Universidade do Estado do Pará/Psicóloga pela SESPA – Secretaria de Saúde do Estado do Pará

Publicado

2021-03-01

Como Citar

Pereira de Faria, S. ., & Fonseca Souza, D. . (2021). Instrumentos utilizados para avaliação psicológica de crianças hospitalizadas. Saúde Coletiva (Barueri), 11(62), 5250–5259. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i62p5250-5259

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos