Violência doméstica: refletindo conceitos e ressignificando práticas na atenção primária í  saúde

Autores

  • Kamila de Castro Morais
  • Kadson Araujo da Silva
  • Samara Calixto Gomes
  • Camila Almeida Neves de Oliveira
  • João Paulo Xavier Silva
  • John Carlos de Souza Leite

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i58p3903-3912

Palavras-chave:

Violência doméstica, Mulheres, Atenção Primária í  Saúde

Resumo

Objetivos: Compreender a violência doméstica contra a mulher diante de seus conceitos e da resignificação das práticas de cuidar utilizadas no âmbito da Atenção Primária í  Saúde (APS). Método: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura realizada a partir da busca na base de dados Scielo por meio dos descritores em ciências da saúde, resultando nos achados de estudos nos idiomas português, inglês e espanhol. As buscas foram realizadas entre agosto e setembro de 2020. Resultados: Foram selecionados 10 artigos para compor a pesquisa. Assim, observa-se que o contexto da violência doméstica contra a mulher é repleto de marcos importantes para a garantia de direitos e assistência a essa população, gerando a resignificação dessas práticas. Conclusão: Acredita-se na necessidade da educação continuada e permanente dos profissionais envolvidos na assistência a saúde, como também associação destes a movimentos sociais, favorecendo a reorientação nas capacitações e na qualidade do cuidado em saúde.

Biografia do Autor

Kamila de Castro Morais

Acadêmica do curso de Bacharel em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri – Unidade Descentralizada de Iguatu (URCA – UDI).

Kadson Araujo da Silva

Acadêmico do curso de Bacharel em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri – Unidade Descentralizada de Iguatu (URCA – UDI).

Samara Calixto Gomes

Enfermeira. Mestra em Enfermagem. Docente no curso de Enfermagem da URCA – UDI.

Camila Almeida Neves de Oliveira

Enfermeira. Mestra em Enfermagem. Docente no curso de Enfermagem da URCA – UDI.

João Paulo Xavier Silva

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Docente no curso de Enfermagem da URCA – UDI.

John Carlos de Souza Leite

Enfermeiro. Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente. Docente no curso de Enfermagem da URCA – UDI.

Publicado

2020-11-24

Como Citar

de Castro Morais, K. ., Araujo da Silva, K. ., Calixto Gomes, S. ., Almeida Neves de Oliveira, C. ., Xavier Silva, J. P. ., & de Souza Leite, J. C. . (2020). Violência doméstica: refletindo conceitos e ressignificando práticas na atenção primária í  saúde. Saúde Coletiva (Barueri), 10(58), 3903–3912. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i58p3903-3912

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos