Importância da assistência farmacêutica na estratégia saúde da famí­lia em unidades de saúde do municí­pio de Caruaru-PE

Autores

  • Jucélia Ivonete dos Santos
  • Valéria da Silva Tabosa
  • íkylla Fernanda Souza Silva
  • Carlos Eduardo Miranda de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i58p3895-3902

Palavras-chave:

Assistência Farmacêutica, Estratégia Saúde da Famí­lia e Uso de Medicamentos

Resumo

O presente estudo objetivou demonstrar a importância da Assistência Farmacêutica na Estratégia Saúde da Famí­lia (ESF) no ponto de vista de usuários assistidos em dez unidades de saúde do municí­pio de Caruaru-PE. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, permitindo traçar o perfil dos pacientes que adquiriam seus medicamentos nas unidades do municí­pio. Foi observada baixa renda familiar per capita (53%) e baixa escolaridade (73,5%) na população estudada, o que representa fatores agravantes na efetividade da farmacoterapia bem como o acesso aos medicamentos. Na análise da adesão ao tratamento farmacológico, 57% dos usuários afirmaram ter dificuldades para completar seu tratamento dada a falta de medicamentos nas unidades. 91,6% dos entrevistados acreditam que a presença do profissional farmacêutico na ESF pode garantir maior acesso dos usuários aos medicamentos bem como o uso racional dos mesmos, além de contribuir para a valorização e aperfeiçoamento do serviço farmacêutico assistencial.

Biografia do Autor

Jucélia Ivonete dos Santos

Farmacêutica e Mestranda em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC), Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Caruaru-PE, Brasil. Pós-Graduada em Farmácia Hospitalar e Clí­nica, Centro Universitário Redentor, Recife-PE, Brasil.

Valéria da Silva Tabosa

Farmacêutica, Pós-Graduada em Farmácia Hospitalar e Clí­nica, Centro Universitário Redentor, Recife-PE, Brasil.

íkylla Fernanda Souza Silva

Farmacêutica e Mestranda em Biologia Celular e Molecular Aplicada, pela Universidade de Pernambuco-UPE, Recife-PE, Brasil.

Carlos Eduardo Miranda de Sousa

Graduado em Farmácia, Universidade Federal Pernambuco- UFPE, Mestrado em Ciências Farmacêuticas e Doutorado em Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal Pernambuco- UFPE. Professor e Supervisor de estágio do Centro Universitário de Santo Antão.

Downloads

Publicado

2020-11-24

Como Citar

dos Santos, J. I. ., da Silva Tabosa, V. ., Souza Silva, íkylla F. ., & Miranda de Sousa, C. E. . (2020). Importância da assistência farmacêutica na estratégia saúde da famí­lia em unidades de saúde do municí­pio de Caruaru-PE. Saúde Coletiva (Barueri), 10(58), 3895–3902. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i58p3895-3902

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos