A qualidade do sono em idosos ativos

Autores

  • Hirisdiane Bezerra Alves
  • Hirisleide Bezerra Alves
  • Priscilla Yévellin Barros de Melo

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i58p3875-3884

Palavras-chave:

Sono, Atividade fí­sica, Idoso, Saúde

Resumo

Objetivo: Avaliar a qualidade do sono em idosos ativos. Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva, transversal, observacional, com abordagem quantitativa. A amostra foi censitária, contemplando todos os idosos ativos matriculados no trabalho social com idosos (TSI) da empresa Serviço Social do Comércio (SESC). Foi aplicado um questionário validado abordando as variáveis relacionadas ao sono: O índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (IQSP), além de dados referentes a idade e sexo dos participantes. Resultados: Cerca de 63% dos idosos apresentaram padrão de sono normal e 37% padrão alterado de acordo com o IQSP. Além disso, observou-se que 74,16% não fizeram uso de nenhuma medicação para auxiliar no sono. Conclusão: Pode-se concluir que, os idosos ativos apresentam majoritariamente um padrão de sono normal e, uma boa disposição para realizar as atividades diárias, mostrando assim, que a prática de atividades fí­sicas é um fator importante para a qualidade do sono.

Biografia do Autor

Hirisdiane Bezerra Alves

Graduada em Enfermagem, Centro Universitário Maurí­cio de Nassau. Pós-graduanda em Enfermagem Estética, UNIFIP.

Hirisleide Bezerra Alves

Graduada em Biomedicina, Centro Universitário Maurí­cio de Nassau. Especialista em Microbiologia Clí­nica, Centro Universitário Maurí­cio de Nassau. Especialista em Engenharia Genética, Faculdade Unyleya. Mestre em Genética, Universidade Federal de Pernambuco.

Priscilla Yévellin Barros de Melo

Enfermeira pela Universidade Estadual da Paraí­ba – UEPB, PB, Brasil. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual da Paraí­ba – UEPB, PB, Brasil.

Publicado

2020-11-24

Como Citar

Bezerra Alves, H. ., Bezerra Alves, H. ., & Barros de Melo, P. Y. . (2020). A qualidade do sono em idosos ativos. Saúde Coletiva (Barueri), 10(58), 3875–3884. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i58p3875-3884

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos