Medidas de prevenção e controle da tuberculose í s pessoas privadas de liberdade em presí­dios brasileiros

Autores

  • Cláudia Rodrigues de Oliveira
  • Tayná da Silva Ribeiro
  • Amanda Pereira Ferreira Dellanhese

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i58p3817-3830

Palavras-chave:

Atenção í  saúde, Tuberculose, Prisão

Resumo

OBJETIVO: Identificar medidas de prevenção e controle da tuberculose (TB) a Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) e que vivem com TB nos presí­dios brasileiros. MÉTODO: Trata-se de uma revisão integrativa, março a dezembro de 2018. As bases de dados utilizadas foram: SciELO, LILACS e MEDLINE, a partir dos descritores Atenção í  saúde; Tuberculose; Prisão. Foram incluí­dos estudos, publicados entre 2012 e 2018, em português, inglês e espanhol com o Brasil como paí­s de origem e artigos originais completos. RESULTADOS: Foram encontrados 181 estudos, após exclusões 2 estudos foram analisados. Os principais fatores abordados pelos artigos selecionados trazem as polí­ticas públicas voltadas í s PPL quanto í s formas de prevenção e controle da TB nos presí­dios brasileiros. CONCLUSíO: Detectou-se que a implementação das polí­ticas públicas voltadas ao controle da TB no sistema prisional é realizada de forma parcial. Foi identificado a carência de estudos relativos í s medidas de prevenção e controle da TB nas prisões brasileiras.

Biografia do Autor

Cláudia Rodrigues de Oliveira

Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter - Laureate International Universities). Pós-Graduanda MBA em Auditoria em Saúde pela Faculdade de Tecnologias em Saúde (Fasaude). Graduanda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Enfermeira Pesquisadora Voluntária de Iniciação Cientí­fica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Enfermeira da Unidade de Saúde Vila Jardim pelo Instituto de Cardiologia, Rio Grande do Sul (IC-FUC/RS), Porto Alegre-RS.

Tayná da Silva Ribeiro

Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter - Laureate International Universities). Pós-graduanda em Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Enfermeira Pesquisadora voluntária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Enfermeira da Unidade de Saúde Campo Novo da APS Vila Nova, Porto Alegre-RS.

Amanda Pereira Ferreira Dellanhese

Enfermeira da Unidade de Saúde Mapa da Gerência Distrital Partenon, Lomba do Pinheiro da APS Hospital Divina Providência, Porto Alegre-RS. Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente Colaboradora da ResideÌ‚ncia Integrada Multiprofissional em SauÌde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado

2020-11-24

Como Citar

Rodrigues de Oliveira, C. ., da Silva Ribeiro, T. ., & Pereira Ferreira Dellanhese, A. . (2020). Medidas de prevenção e controle da tuberculose í s pessoas privadas de liberdade em presí­dios brasileiros . Saúde Coletiva (Barueri), 10(58), 3817–3830. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i58p3817-3830

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos