Fatores de risco para hansení­ase identificados a partir de casos notificados num perí­odo de 15 anos

Autores

  • Clinton Fábio Gomes da Silva
  • Susilene Toneli Nardi
  • André Wilian Lozano
  • José Martins Pinto Neto
  • Rogério Rodrigo Ramos
  • Vania Del'Arco Paschoal

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i58p3789-3802

Palavras-chave:

Fatores de risco, Determinantes Sociais da Saúde, Hansení­ase, Epidemiologia

Resumo

Objetivo: Identificar e analisar os fatores de risco í  transmissão da hansení­ase num perí­odo de 15 anos. Métodos: Estudo quantitativo, observacional, de corte histórica, histórica e observacional. Dados extraí­dos do SINAN. As análises estatí­sticas foram método de U de Mann-Whitney e correlação de spearman, além de análises univariadas. Resultados: No perí­odo foram notificados 514 casos. Na análise univariada, os homens chegam ao serviço para serem diagnosticados com maior número de lesões (valor-p<0,05), com as formas clí­nicas dimorfa e virchowiana, (valor-p<0,05) e com Grau de incapacidades 1 e 2 (valor-p<0,05). No modelo final de análise multivariada realizada por meio de regressão logí­stica, encontrou-se significância para associação entre presença de deficiências fí­sicas e forma clí­nica multibacilar, idade maior de 52 anos e mais de 3 lesões no momento do diagnóstico. Conclusão: O sexo e a idade possuem maior risco de infecção í  hansení­ase. Fatores de riscos sociodemográficos não demonstraram significância nas variáveis clí­nicas.

Biografia do Autor

Clinton Fábio Gomes da Silva

Graduado em enfermagem pela FEF, Esp. Em Gestão em saúde e Residência em Vigilância em Saúde. Membro da Rede Brasileira de Enfermagem em Segurança do Paciente, atua no Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da FUNFARME/Hospital de Base.

Susilene Toneli Nardi

Graduada em Terapia Ocupacional. Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto- FAMERP. Pesquisadora Cientí­fica VI do CLR - Instituto Adolfo Lutz - São José do Rio Preto-SP. Conselheira Efetiva do CREFITO-3/SP. Membro da Comissão de Ética e Deontologia de Terapia Ocupacional -CEDTO do CREFITO-3. Coordenadora da Câmara Técnica Sócio Sanitária do CREFITO-3. Editora Chefe da Revista Hansenologia Internationalis: hansení­ase e outras doenças infecciosas.

André Wilian Lozano

Graduado em enfermagem pela FEF. Mestre em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP. Membro da Rede Brasileira de Enfermagem em Segurança do Paciente-REBRAENSP. Professor no curso de Enfermagem da Fundação Educacional de Fernandópolis – FEF e no curso de Medicina da Universidade Brasil.

José Martins Pinto Neto

Graduado em enfermagem pela FEF. Doutor pelo Programa de Saúde pública da USP. Professor no curso de Enfermagem da Fundação Educacional de Fernandópolis – FEF e no curso de Medicina da Universidade Brasil.

Rogério Rodrigo Ramos

Graduado em Enfermagem pela FEF. Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade Camilo Castelo Branco. Doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP. Professor da Universidade Brasil dos cursos de Medicina e Odontologia. Embaixador na Editora Bentham Science Publishers.

Vania Del'Arco Paschoal

Graduada em enfermagem pela Universidade do Sagrado Coração, doutorado em Pós Graduação em Ciencias da Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto-FAMERP. Docente te na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto-FAMERP.

Publicado

2020-11-24

Como Citar

Gomes da Silva, C. F. ., Toneli Nardi, S. ., Wilian Lozano, A. ., Martins Pinto Neto, J. ., Rodrigo Ramos, R. ., & Del’Arco Paschoal, V. . (2020). Fatores de risco para hansení­ase identificados a partir de casos notificados num perí­odo de 15 anos. Saúde Coletiva (Barueri), 10(58), 3789–3802. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i58p3789-3802

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos