Tecnologias disponí­veis para o manejo de ostomia intestinal: revisão integrativa de literatura

Autores

  • Bianca Leal Reis
  • Euzeli da Silva Brandão
  • Karina Rangel da Silva Garcia

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i48p1369%20-%201374

Palavras-chave:

Equipamentos e Suprimentos, Estomia, Tecnologias

Resumo

Objetivo: identificar quais são as inovações tecnológicas disponí­veis para o manejo da ostomia intestinal descritos na literatura. Método: revisão integrativa da literatura, utilizou-se as bases de dados LILACS, Scielo, CINAHL e COCHRANE, buscando artigos no perí­odo de 2013 a 2018 utilizando os descritores "equipment and supplies" e "ostomy". Dos artigos encontrados foram selecionados 6 que tratam de tecnologias diversas no contexto das ostomias. Resultados: as tecnologias apresentadas se modulam em torno do eixo flexibilidade versus segurança. A dicotomia apresentada em todos eles é a de que as barreiras cutâneas precisam ao mesmo tempo fornecer aderência í  pele, liberdade de mobilidade e a sensação de segurança. Conclusão: foi possí­vel observar que as inovações tecnológicas se detiveram, quase em sua totalidade, no formato e material utilizado em produtos anteriormente existentes.

Biografia do Autor

Bianca Leal Reis

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem assistencial (MPEA) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Enfermeira do Hospital Gaffrée e Guinle (HUGG) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Hospital Municipal Lourenço Jorge (HMLJ) pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Euzeli da Silva Brandão

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração. Docente Permanente do Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Especialista em Enfermagem em Dermatologia. Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem em Dermatologia (SOBENDE) - Regional Rio de Janeiro.

Karina Rangel da Silva Garcia

Enfermeira. Especialista em Neonatologia, Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem assistencial (MPEA) pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2020-05-11

Como Citar

Reis , B. L. ., Brandão , E. da S. ., & Garcia , K. R. da S. . (2020). Tecnologias disponí­veis para o manejo de ostomia intestinal: revisão integrativa de literatura . Saúde Coletiva (Barueri), 9(48), 1369–1374. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i48p1369 - 1374

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos