Manutenção da amamentação da trabalhadora formal: fatores que influenciam e suas consequência

Autores

  • Seilane Ouriques Chenk Polastro de Oliveira
  • Vanessa Martinhago Borges Fernandes
  • Ilse Lisiane Viertel Vieira
  • Márcia Sueli Del Castanhel

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i57p3739-3748

Palavras-chave:

Mulheres trabalhadoras, Amamentação, Desmame

Resumo

Objetivo: Caracterizar os fatores que interferem na manutenção da amamentação da mulher trabalhadora com ví­nculo empregatí­cio formal. Método: Pesquisa quantitativa observacional analí­tica, com 207 participantes, em Florianópolis, Santa Catarina, através de questionário online. Analisado por meio de medidas estatí­sticas univariadas. Resultados: Emergiram duas categorias: concepções relacionados í  amamentação enquanto trabalhadora e consequências das interferências do trabalho materno sobre a amamentação. A primeira categoria subdividiu-se em 5 fatores: individuais, ambientais, organizacionais, culturais e aspectos legais. Conclusão: Fortalecer tecnologias de apoio í  amamentação: creches no local de trabalho, implantação de salas de apoio í  amamentação nas empresas e ampliação da licença-maternidade mostraram-se relevantes para a consolidação das polí­ticas de incentivo ao aleitamento materno no paí­s.

Biografia do Autor

Seilane Ouriques Chenk Polastro de Oliveira

Enfermeira, MBA em Auditoria em Saúde. Enfermeira de telessaúde em assistência í  saúde materno-infantil na TopMed Saúde, São José, SC, Brasil.

Vanessa Martinhago Borges Fernandes

Enfermeira, Doutoranda em Enfermagem, Mestre em Enfermagem e Especialista em Saúde da Famí­lia. Professora da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Palhoça, SC, Brasil.

Ilse Lisiane Viertel Vieira

Enfermeira, Doutora em Saúde Coletiva, Mestre em Saúde Pública e Especialista em Saúde Pública. Professora da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Palhoça, SC, Brasil.

Márcia Sueli Del Castanhel

Enfermeira, Mestre em Saúde Pública, Especialista em Epidemiologia e Gestão de polí­ticas informadas por evidências. Enfermeira da Policlí­nica Municipal do Continente, Florianópolis, SC, Brasil.

Publicado

2020-10-21

Como Citar

Ouriques Chenk Polastro de Oliveira , S. ., Martinhago Borges Fernandes, V. ., Viertel Vieira, I. L. ., & Del Castanhel, M. S. . (2020). Manutenção da amamentação da trabalhadora formal: fatores que influenciam e suas consequência. Saúde Coletiva (Barueri), 10(57), 3739–3748. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i57p3739-3748

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos