Hiperdia: grandes demandas e desafios para o enfermeiro

Autores

  • Solange Torres Di Pace Maranhão Instituto Michele Sales
  • Ana Paula Carvalho Ramos Instituto Michele Sales
  • Lúcia Gomes de Souza Silva Instituto Michele Sales
  • Monica Maria Fonseca da Silva Instituto Michele Sales

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i60p4736-4747

Palavras-chave:

Hipertensão. Diabetes. Enfermagem. Saúde. Atenção Primária.

Resumo

Objetivo: Refletir sobre os desafios encontrados pelos enfermeiros atuantes nas Unidades de Saúde da Família sobre a  demanda por pacientes do programa Hiperdia. Método: Neste estudo, optou-se por uma revisão da literatura, para o alcance do objetivo proposto. Foi percorrido as seguintes etapas: Identificação do tema e seleção da hipótese ou questão de pesquisa para elaboração da revisão bibliográfica; estabelecimento de critérios para inclusão e exclusão de estudos; amostragem ou busca na literatura; definição das informações a serem extraídas dos estudos selecionados; categorização dos estudos; avaliação dos estudos incluídos na revisão bibliográfica; interpretação dos resultados; apresentação da revisão bibliográfica e síntese do conhecimento. Os critérios de inclusão adotados para pesquisa foram: a publicação que possuir o tema em estudo; publicações disponíveis nas bases de dados LILACS e SCIELO, datados de 2011 a 2018. Resultados: O programa hiperdia tem se destacado com excelência devido à grande população de usuários. Diante de todo contexto, nota-se uma grande fragilidade no atendimento do programa hiperdia, pois, esta população específica vem aumentando. A equipe de enfermagem constrói um vínculo mais afetivo com usuário do hiperdia, o que é um alicerce na assistência. Considerações finais: A pesquisa alcançou os objetivos propostos, pois, afirmou que o enfermeiro está diretamente ligado com o controle do diabetes, como também da hipertensão arterial, e que, mesmo diante das grandes demandas, este profissional esta apto a solucionar os eventos adversos no atendimento.

Biografia do Autor

Solange Torres Di Pace Maranhão, Instituto Michele Sales

Bacharel em enfermagem. Pós-graduação em urgência emergência e Unidade de Terapia Intensiva.

Ana Paula Carvalho Ramos, Instituto Michele Sales

Bacharelado em Enfermagem. Pós-graduanda em Urgência e Emergência.

Lúcia Gomes de Souza Silva, Instituto Michele Sales

Bacharelado em Enfermagem. Pós-graduação em Terapia Intensiva e em Urgência e Emergência.

Monica Maria Fonseca da Silva, Instituto Michele Sales

Fonoaudióloga. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual da Paraíba. Atuação na Saúde Ocupacional e Epidemiológica. Docente do Curso de Bacharelado em Enfermagem da UNESC.

Publicado

2021-01-05

Como Citar

Torres Di Pace Maranhão, S., Carvalho Ramos, A. P. ., Gomes de Souza Silva, L. ., & Fonseca da Silva, M. M. . (2021). Hiperdia: grandes demandas e desafios para o enfermeiro. Saúde Coletiva (Barueri), 11(60), 4736-4747. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i60p4736-4747

Edição

Seção

Artigos Científicos