O racismo institucional sob a perspectiva da ética do cuidado, nos serviços de saúde: revisão integrativa

Autores

  • Roberta Georgia Sousa dos Santos
  • Marisa Palacios da Cunha e Melo de Almeida Rego

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i56p3198-3213

Palavras-chave:

Ética, Racismo, Serviços de Saúde

Resumo

Objetivou-se analisar, em literatura nacional e internacional, o racismo institucional nos serviços de saúde sob o olhar da ética considerando que problemas éticos são desafios que contam com vários cursos de ação para sua solução ou manejo, exigindo deliberação e ponderação a fim de encontrar o melhor caminho, o qual por sua vez, necessita ser continuamente reavaliado. Optou-se como método a revisão integrativa a partir da questão norteadora: Quais as evidências cientí­ficas sobre o racismo institucional nos serviços de saúde? A busca foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde e na base Scopus. A partir do levantamento realizado, o corpus do estudo foi constituí­do por 15 estudos. A análise resultou em três categorias temáticas: Abordagem da definição de Racismo Institucional, Barreiras no acesso a serviços de saúde e Disparidades nos í­ndices de morbimortalidade. A ética no cuidado vem para fundamentar nossas funções e responsabilidades diante dos clientes. Ao refletirmos sobre a forma como estamos realizando os cuidados e as consequências de nossos atos sobre os pacientes, passamos a dar valor a todos os nossos atos, desde os menores atos até as grandes ações.

Biografia do Autor

Roberta Georgia Sousa dos Santos

Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós Graduação de Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva - PPGBIOS.

Marisa Palacios da Cunha e Melo de Almeida Rego

Doutora em Engenharia de Produção. Professora Titular de Bioética da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Diretora do Núcleo de Bioética e Ética Aplicada da UFRJ.

Publicado

2020-09-29

Como Citar

Sousa dos Santos, R. G. ., & Palacios da Cunha e Melo de Almeida Rego, M. . (2020). O racismo institucional sob a perspectiva da ética do cuidado, nos serviços de saúde: revisão integrativa. Saúde Coletiva (Barueri), 10(56), 3198–3213. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i56p3198-3213

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos