Tendência da situação epidemiológica e operacional da hansení­ase no estado de Minas Gerais (2008 - 2018)

Autores

  • Marla Ariana Silva
  • Karen dos Santos Lago
  • Cláudia Martins da Costa
  • Isabela de Caux Bueno
  • Rayssa Nogueira Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i56p3122-3131

Palavras-chave:

Doenças Negligenciadas, Estudos de Séries Temporais, Hansení­ase, Medidas em Epidemiologia

Resumo

Objetivo: Analisar a tendência da situação epidemiológica e operacional da hansení­ase no estado de Minas Gerais, perí­odo 2008 a 2018. Método: Estudo ecológico de séries temporais. Foram utilizados os indicadores taxa de detecção anual de casos novos de hansení­ase e proporção de contatos examinados de casos novos de hansení­ase. Os dados foram extraí­dos do departamento de informática do Sistema Único de Saúde do Brasil, disponibilizadas pelo Ministério da Saúde por meio do acesso a sua página na internet. Utilizou-se análise linear generalizada de Prais-Winsten para análise de tendência. Resultados: Foram registrados 14.991 casos de hansení­ase no perí­odo. O estado de Minas Gerais apresentou tendência decrescente (-6,74) para detecção geral e tendência crescente (3,38) para a proporção de contatos examinados. Conclusão: Apesar do comportamento favorável dos indicadores analisados, o estado ainda mantém média endemicidade para a doença e uma regular capacidade dos serviços em realizar a vigilância de contatos.

Biografia do Autor

Marla Ariana Silva

Graduanda em Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis, Brasil.

Karen dos Santos Lago

Graduanda em Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis, Brasil.

Cláudia Martins da Costa

Graduanda em Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis, Brasil.

Isabela de Caux Bueno

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil.

Rayssa Nogueira Rodrigues

Enfermeira. Doutora em enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. Docente do curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis.

Publicado

2020-09-29

Como Citar

Silva, M. A. ., dos Santos Lago, K., Martins da Costa, C., de Caux Bueno, I., & Nogueira Rodrigues, R. . (2020). Tendência da situação epidemiológica e operacional da hansení­ase no estado de Minas Gerais (2008 - 2018). Saúde Coletiva (Barueri), 10(56), 3122–3131. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i56p3122-3131

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos