Assistência de enfermagem í  criança ví­tima de violência sexual: relato de experiência

Autores

  • Fabrine Aguilar Jardim
  • Fernanda Priscila Sezefredo
  • Carlos Alberto Hernandez Rodriguez
  • Letí­cia de Souza Peres
  • Maria Laura Rodrigues dos Santos
  • Maria Laura Rodrigues dos Santos
  • Daniela Sarreta Ignacio

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i48p1309%20-%201313

Palavras-chave:

Abuso Sexual na Infância, Enfermagem, Estratégia Saúde da Famí­lia

Resumo

Objetiva-se relatar a experiência do uso da simulação voltada para a assistência de enfermagem í  criança ví­tima de violência sexual, assistida na Estratégia Saúde da Famí­lia. Trata-se de um relato de experiência, vivenciado a partir de uma atividade de simulação durante uma aula ministrada para os alunos do quinto perí­odo do curso de graduação em Enfermagem de uma faculdade privada de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. A simulação do caso de violência sexual infantil proporcionou a discussão de questões relacionadas ao cuidado de enfermagem e aspectos sociais que influenciaram a ocorrência do abuso sexual. Assim, a criança em situação de vulnerabilidade deve ser acolhida na perspectiva da integralidade e da assistência humanizada. Conclui-se que a simulação permite a construção do conhecimento pautado em uma aprendizagem significativa e discussões de ações de saúde para um cuidado de enfermagem holí­stico í  criança assistida em suas dimensões biopsicossociais

Biografia do Autor

Fabrine Aguilar Jardim

Enfermeira pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Mestre em Ciências pelo Programa de Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/ USP). Especialista em Enfermagem Oncológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). Professora de Enfermagem na Faculdade Doutor Francisco Maeda e Faculdade Barretos.

Fernanda Priscila Sezefredo

Enfermeira pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Pós-graduação em Docência do Ensino Médio, Técnico e Superior pela Faculdade do Vale do Itajaí­ Mirim - FAVIM. Mestranda em Ciências pelo Programa de Enfermagem em Saúde Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/ USP).

Carlos Alberto Hernandez Rodriguez

Licenciado em Enfermagem pela Universidad Medica "Serafin Ruiz de Zarate Ruiz" de Villa Clara, Cuba (UM-VC). Especialista em Bioquí­mica pela Universidad Medica "Serafin Ruiz de Zarate Ruiz" de Villa Clara, Cuba (UM-VC). Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Central "Marta Abreu" de Las Villas, Cuba (UCLV), doutor em Ciências Pedagógicas pela Universidad Central "Marta Abreu" de Las Villas, Cuba (UCLV).

Letí­cia de Souza Peres

Graduanda em Enfermagem pela Faculdade Doutor Francisco Maeda.

Maria Laura Rodrigues dos Santos

Graduanda em Enfermagem pela Faculdade Doutor Francisco Maeda.

Maria Laura Rodrigues dos Santos

Graduanda em Enfermagem pela Faculdade Doutor Francisco Maeda.

Daniela Sarreta Ignacio

Enfermeira. Doutoranda em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Mestre em Enfermagem Fundamental pela USP. Especialista em Gestão de Serviços e Programas de Saúde pela Universidade de Uberaba. Enfermagem do Trabalho pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Enfermagem em Clí­nica médica e cirúrgica de queimados, cardiologia, hematologia e moléstias contagiosas pela EERP-USP. Graduada em Enfermagem pela EERP-USP. Professora e Coordenadora de Enfermagem na Faculdade Doutor Francisco Maeda.

Downloads

Publicado

2020-05-11

Como Citar

Jardim, F. A. ., Sezefredo, F. P. ., Rodriguez, C. A. H. ., Peres, L. de S. ., Santos, M. L. R. dos ., Santos, M. L. R. dos ., & Ignacio, D. S. . (2020). Assistência de enfermagem í  criança ví­tima de violência sexual: relato de experiência. Saúde Coletiva (Barueri), 9(48), 1309–1313. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i48p1309 - 1313

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos