Comunicação efetiva como estratégia de segurança do paciente na atenção primária

Autores

  • Maria do Carmo Santos Ferreira Universidade Federal do Piauí­ (UFPI). PI, Brasil.
  • Alessandra Kelly Freire Bezerra Faculdade de Tecnologia, Educação Superior e Profissional (FATESP). PI, Brasil.
  • Ingrid Moura de Abreu Universidade Federal do Piauí­ (UFPI). PI, Brasil
  • Priscila Martins Mendes Universidade Federal do Piauí­ (UFPI). PI, Brasil.
  • Juliana Kelly Veras Costa Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA). PI, Brasil.
  • Fernanda Valéria Silva Dantas Avelino Universidade Federal do Piauí­ (UFPI). PI, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2018v8i45p828-832

Palavras-chave:

Segurança do Paciente, Comunicação em Saúde, Atenção Primária í  Saúde

Resumo

Objetivou-se demonstrar a importância da comunicação efetiva como estratégia de segurança do paciente na atenção básica. Trata-se de uma revisão integrativa descritivo-exploratória, com abordagem qualitativa. Após análise de 10 artigos, apresentaram-se nos resultados e discussões como a segurança do paciente se manifesta na atenção básica e como a comunicação efetiva contribui para a segurança do paciente. A maioria dos estudos foram de origem estrangeira. Sendo valiosos no auxí­lio, a ação de gestores para realização de estratégias organizacionais com a finalidade de melhorar a assistência a pacientes na atenção primária de saúde. Conclui-se que a comunicação efetiva está interligada a outras metas internacionais de segurança do paciente e, quanto í s pesquisas sobre a temática, são relevantes para conhecimento de experiências exitosas e não exitosas, com a finalidade de melhorar a qualidade da saúde e segurança do paciente.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Santos Ferreira, Universidade Federal do Piauí­ (UFPI). PI, Brasil.

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-graduação de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí­ (UFPI). PI, Brasil.

Alessandra Kelly Freire Bezerra, Faculdade de Tecnologia, Educação Superior e Profissional (FATESP). PI, Brasil.

Mestre em Enfermagem. Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade de Tecnologia, Educação Superior e Profissional (FATESP). PI, Brasil.

Ingrid Moura de Abreu, Universidade Federal do Piauí­ (UFPI). PI, Brasil

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-graduação de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí­ (UFPI). PI, Brasil.

Priscila Martins Mendes, Universidade Federal do Piauí­ (UFPI). PI, Brasil.

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-graduação de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí­ (UFPI). PI, Brasil.

Juliana Kelly Veras Costa, Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA). PI, Brasil.

Acadêmica do Curso Bacharelado em Enfermagem no Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA). PI, Brasil.

Fernanda Valéria Silva Dantas Avelino, Universidade Federal do Piauí­ (UFPI). PI, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí­ (UFPI). PI, Brasil.

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Publicado

2021-01-15

Como Citar

Ferreira, M. do C. S. ., Bezerra, A. K. F. ., Abreu, I. M. de ., Mendes, P. M. ., Costa, J. K. V. ., & Avelino, F. V. S. D. . (2021). Comunicação efetiva como estratégia de segurança do paciente na atenção primária. Saúde Coletiva (Barueri), 8(45), 828–832. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2018v8i45p828-832

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos