A Saúde Coletiva no epicentro da pandemia de COVID-19 no Sistema Único de Saúde

A Saúde Coletiva no epicentro da pandemia da COVID-19

Autores

  • Luí­s Carlos Lopes Júnior UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPíRITO SANTO

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i56p3080-3089

Palavras-chave:

COVID-19, Saúde Coletiva, Sistema Único de Saúde, Enfermagem em Saúde Pública

Resumo

Objetivo: refletir sobre os desafios atinentes í  Saúde Coletiva no enfrentamento da pandemia de COVID-19 no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Método: Ensaio teórico, cuja fundamentação baseia-se na construção teórica sobre o pensar reflexivo, sustentado na literatura cientí­fica nacional e internacional, bem como na análise crí­tica do autor. Resultados: No contexto da pandemia do novo coronaví­rus, é premente a articulação dos pilares fundantes da Saúde Coletiva, como a Epidemiologia, a Administração e Gestão e as Ciências Sociais para efetividade da resposta aÌ€ COVID-19 no SUS. Ressalta-se que, no contexto sanitário atual, as perspectivas de consolidação do SUS, passa pelo fortalecimento da consciência de cidadania e responsabilidade social, pelo aumento da mobilização dos movimentos e organizações sociais em defesa do direito í  saúde, pela conquista da adesão da maioria dos profissionais de saúde ao ideário de SUS e pelo maior comprometimento do Estado e dos dirigentes públicos com a efetivação dos seus princí­pios e diretrizes. Conclusão: Espera-se que a pandemia da COVID-19 sirva de exemplo para a repolitização da sociedade em defesa do SUS enquanto Sistema Universal de Saúde.

Biografia do Autor

Luí­s Carlos Lopes Júnior, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPíRITO SANTO

Enfermeiro. Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Espí­rito Santo – UFES. írea: Saúde Coletiva. Vitória, Espí­rito Santo, Brasil.

Publicado

2020-09-29

Como Citar

Lopes Júnior, L. C. (2020). A Saúde Coletiva no epicentro da pandemia de COVID-19 no Sistema Único de Saúde: A Saúde Coletiva no epicentro da pandemia da COVID-19 . Saúde Coletiva (Barueri), 10(56), 3080–3089. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i56p3080-3089

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos