Avaliação da motricidade em idosos com comprometimento cognitivo leve: quase experimento

Autores

  • Josélia Braz dos Santos Ferreira Universidade Federal Fluminense (HUAP/UFF). RJ, Brasil.
  • Selma Petra Chaves Sá Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). RJ, Brasil
  • Rosana Moreira de Sant'Anna Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). RJ, Brasil
  • Vangelina Lins Melo Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). RJ, Brasil
  • Ana Maria Domingos Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ). RJ, Brasil
  • Rosimere Ferreira Santana Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2018v8i45p805-811

Palavras-chave:

Comprometimento Cognitivo Leve, Desempenho Sensório-Motor, Envelhecimento

Resumo

Objetivou-se avaliar a efetividade das intervenções psicomotoras sobre a motricidade em idosos com Comprometimento Cognitivo Leve, utilizando a Escala Motora para Terceira Idade. Trata-se de pesquisa quase experimental, em duas Unidades Básicas de Saúde. Avaliação com a escala EMTI, antes e após intervenções psicomotoras, dez sessões, uma por semana, abril a julho de 2014. Utilizou-se software estatí­stico SAS versão 9.3.1. Teste Kruskal-Wallis, ní­vel de confiança 95%, significância 0,05. Resultados mostraram melhor desempenho nos parâmetros Motricidade Fina, Organização Espacial, Organização Temporal, em primeira e segunda avaliação. A Motricidade Global apresentou menor desempenho nas duas avaliações realizadas. O Esquema Corporal/ rapidez e o Equilí­brio apresentaram menor desempenho na primeira avaliação, melhorando na segunda. A EMTI obteve média 83,11 pontos na primeira avaliação e 90,72 pontos na segunda, migrando da classificação normal baixo para a normal médio, confirmando a hipótese de que a estimulação psicomotora favorece a motricidade em idosos com CCL.

Biografia do Autor

Josélia Braz dos Santos Ferreira, Universidade Federal Fluminense (HUAP/UFF). RJ, Brasil.

Enfermeira. Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde. Enfermeira do Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (HUAP/UFF). RJ, Brasil.

Selma Petra Chaves Sá, Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). RJ, Brasil

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). RJ, Brasil.

Rosana Moreira de Sant'Anna, Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). RJ, Brasil

Nutricionista. Doutoranda em Ciências do Cuidado em Saúde na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). RJ, Brasil.

Vangelina Lins Melo, Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). RJ, Brasil

Nutricionista. Doutoranda em Ciências do Cuidado em Saúde na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). RJ, Brasil.

Ana Maria Domingos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ). RJ, Brasil

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ). RJ, Brasil.

Rosimere Ferreira Santana, Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). RJ, Brasil

Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-01-15

Como Citar

Ferreira, J. B. dos S. ., Sá, S. P. C. ., Sant’Anna, R. M. de ., Melo, V. L. ., Domingos, A. M. ., & Santana, R. F. . (2021). Avaliação da motricidade em idosos com comprometimento cognitivo leve: quase experimento. Saúde Coletiva (Barueri), 8(45), 805–811. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2018v8i45p805-811

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos