Terminalidade em um centro de terapia intensiva oncológico: um relato de experiência

Autores

  • Raquel de Souza Soares
  • Daianny Arrais de Oliveira da Cunha
  • Aretha Pereira de Oliveira
  • Patrí­cia dos Santos Claro Fuly

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2018v8i45p952%20-%20956

Palavras-chave:

Cuidados Paliativos, Enfermagem Oncológica, Unidade de Terapia Intensiva

Resumo

O estudo busca descrever a realidade vivenciada por enfermeiras ao cuidar de pacientes com câncer terminal em um centro de terapia intensiva em um hospital terciário especializado no Municí­pio do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na abordagem de um Estudo de Caso Único, que surge em consonância í  pesquisa denominada a "Carga de trabalho de enfermagem e variáveis clí­nicas em unidade de terapia intensiva oncológica". Como resultados, evidenciou-se que os cuidados de enfermagem se destacam com a proximidade da morte, como: melhoria do suporte familiar, intensificação da avaliação e o controle da dor, estabelecer conforto respiratório, intensificação da higiene e os cuidados com a pele. Conclui-se que os cuidados de enfermagem não cessam, com a implementação do limite de esforço terapêutico, ao contrário, nota-se um aprimoramento dos cuidados que se estende para o pós-óbito.

Biografia do Autor

Raquel de Souza Soares

Enfermeira. Mestranda do Programa de Ciências do Cuidado em Saúde da Universidade Federal Fluminense (PACCS/UFF). Enfermeira do Instituto Nacional de Câncer (INCA). RJ, Brasil.

Daianny Arrais de Oliveira da Cunha

Enfermeira. Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS/UFF). Enfermeira do Instituto Nacional de Câncer (INCA). RJ, Brasil.

Aretha Pereira de Oliveira

Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Ciências Cardiovasculares da Universidade Federal Fluminense (UFF). Enfermeira do Instituto Nacional de Câncer (INCA). RJ, Brasil.

Patrí­cia dos Santos Claro Fuly

Enfermeira. Doutora. Orientadora e Docente permanente do Programa de Ciências do Cuidado em Saúde da Universidade Federal Fluminense (PACCS/UFF) da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC). RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-01-15

Como Citar

Soares, R. de S. ., Cunha, D. A. de O. da ., Oliveira, A. P. de ., & Fuly, P. dos S. C. . (2021). Terminalidade em um centro de terapia intensiva oncológico: um relato de experiência. Saúde Coletiva (Barueri), 8(45), 952–956. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2018v8i45p952 - 956

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos